AVALIAÇÃO PRECONCEITUOSA

Cúpula da ABC disse que ninguém iria assistir Grey’s Anatomy; saiba por quê

Criadora do drama médico, Shonda Rhimes ouviu comentário misógino de executivos
DIVULGAÇÃO/ABC
Ellen Pompeo na 1ª temporada de Grey's Anatomy
Ellen Pompeo na 1ª temporada de Grey's Anatomy

As pancadas da vida a gente nunca esquece. A premiada e milionária produtora/roteirista Shonda Rhimes jamais vai apagar da memória o dia em que executivos da rede americana ABC disseram a ela, antes de Grey’s Anatomy estrear, que ninguém iria assistir ao drama médico. Eles justificaram o motivo da avaliação negativa, com cunho preconceituoso e misógino, que a deixou enojada.

Shonda relembrou essa reunião, ocorrida há quase duas décadas, em entrevista ao podcast 9 to 5ish, na edição lançada nesta terça-feira (25), que contou também com a participação de Betsy Beers, produtora que auxiliou Shonda na criação de Grey’s Anatomy. O trecho do programa foi obtido com exclusividade pelo site E! News.

“Pode parecer óbvio agora, mas na época [2005], é preciso lembrar, nunca se tinha visto uma série [na TV aberta americana] na qual a personagem principal era sexualmente ativa e segura de si, dona do próprio nariz”, contextualizou a roteirista, antes de recordar o encontro fatídico com os mandachuvas da ABC.

“Eu fui chamada para uma sala que estava cheia de homens velhos, que me disseram que a série tinha um problema”, continuou. “Isso porque ninguém vai ver uma série sobre uma mulher que dormiria [transaria] com um homem logo após o primeiro dia no trabalho”. Shonda reforçou que, para piorar a situação, eles estavam falando sério.

Betsy Beers explicou para os executivos receosos o motivo pelo qual Meredith (Ellen Pompeo) ficou com Derek Shepherd (Patrick Dempsey) depois do primeiro dia de trabalho dela no Grey Sloan. Era uma resposta ao questionamento da cúpula, que afirmava não existir nada “que inspire empatia” na narrativa.

Grey’s Anatomy, vale lembrar, entrou na temporada tapa-buraco daquele ano de 2005, somente com nove episódios na primeira temporada. O drama médico estreou em março, bem longe da badalada fall season, período das principais estreias da TV americana, entre setembro e novembro. 

A história provou que os executivos estavam errados. A leva de estreia foi um fenômeno de audiência, com números que só foram repetidos dez anos depois, por Empire (ibope de séries novatas). Grey’s Anatomy veio com a segunda temporada no mesmo ano, agora na janela premium da fall season. E o drama médico segue no ar, com 19 temporadas e contando

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross
error: Conteúdo protegido!