NO GLOBOPLAY

Crítica: qualidade de Os Outros despenca com 2ª temporada ridícula

Uma das melhores séries de 2023 derrete a cada episódio cafona
REPRODUÇÃO/GLOBOPLAY
Letícia Colin na 2ª temporada de Os Outros
Letícia Colin na 2ª temporada de Os Outros

Uma das melhores séries de 2023, Os Outros (Globoplay) está em uma queda vertiginosa inacreditável. A segunda temporada derrete a cada episódio, encenando uma trama bisonha, caricata e ridícula (no sentido contrário ao consagrado pelo narrador Everaldo Marques). Os quatro capítulos que restam até o ponto-final da atual leva são a esperança de uma recuperação improvável.

Na peneira para tentar tirar algo de bom, não sobra nada. A segunda temporada de Os Outros acabou com personagens hipnotizantes, como a dona de casa Cibele (Adriana Esteves) e o miliciano/vereador Sérgio (Eduardo Sterblitch), que viraram caricaturas de si, perdendo assim toda a originalidade.

E quem chegou só estragou o caldo, principalmente a estereotipada Raquel (Letícia Colin). A personagem evangélica tem o poder de aparecer nas situações mais improváveis e inverossímeis só para conectar quem participa da trama, seja novo ou recém-chegado. Raquel talvez seja a responsável por fazer a qualidade de Os Outros despencar, porque foi pessimamente construída.

Fica provada, então, a opinião que muitos espectadores deram quando Os Outros encerrou a primeira temporada: a nova leva deveria ser totalmente diferente, com novos personagens e sem nenhuma ligação com a história contada até então. O time criativo da série tropeçou feio na tentativa de seguir em frente no mesmo universo, sem encontrar o jeito certo de inserir figuras debutantes e perdendo a mão com quem permaneceu.

E vai ser assim daqui para frente. A já confirmada terceira temporada de Os Outros terá a mesma pegada contínua. Estão confirmados na próxima leva de episódios os atores Adriana Esteves, Antonio Haddad, Letícia Colin e Gi Fernandes. O que se sabe é que a terceira temporada será situada numa cidade fictícia.

O problema, de fato, são Os Outros

[Atenção: spoilers a seguir]
A segunda temporada de Os Outros peca em inúmeras frentes. O destaque maior vai para a sensação de chatice ao ver os episódios, com a vontade de pular cenas desnecessárias, maçantes e manjadas vencendo a paciência. Não houve nenhuma surpresa digna, pois as supostas grandes reviravoltas da trama puderam ser decifradas a quilômetros de distância.

Isso valeu para a gravidez de Raquel -que pulou a cerca-, a traição de Lorraine (Gi Fernandes), o caso virtual (e cringe) de Paulo (Sérgio Guizé), os escapes de Sérgio perante a lei, o clima romântico entre Joana (Kenia Barbara) e Magalhães (Stella Rabello), o atrito de Raquel com Maria (Mariana Nunes)… Foi tudo muito previsível, sinal de roteiro mal apurado.

Pode ser que a magia venha nesses quatro episódios que faltam (dois dia 5, outros dois dia 12). Afinal, e a tal árvore da discórdia, cadê? Ela foi completamente engolida por outras coisas da trama ao ponto de todo mundo esquecê-la, sejam personagens ou público. Talvez a bendita árvore esteja sendo guardada para o arremate final. O mesmo se dá com a posição de Sérgio como vereador do Rio de Janeiro, algo zero explorado.  

Até esse ponto, com oito episódios na conta, a segunda temporada de Os Outros é uma DECEPÇÃO -assim mesmo, em letras garrafais. A cafonice é constrangedora, o que fica pior quando comparada ao primeiro ano de alto nível.

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross