A série La Brea conta a história de um grupo de pessoas sugadas por uma enorme cratera aberta do nada em movimentada rua de Los Angeles. Na segunda temporada, foi a trama que caiu em um buraco tão grande quanto, perdendo qualidade e deteriorando o bom potencial visto na leva de estreia. Menos mal, para os espectadores fiéis, é que La Brea não foi cancelada. A confirmada terceira temporada, bem mais curta, vai concluir a narrativa.
Em 2021, La Brea foi a sensação da fall season, período de lançamentos e estreias de séries da TV americana, entre setembro e novembro. O sucesso foi tanto que a rede NBC deu uma turbinada na encomenda da nova leva, com 14 episódios (quatro a mais). O resultado disso, porém, foi longe do ideal, com queda brusca de audiência devido à ruindade.
Os primeiros passos de La Brea foram realmente bons, propondo ao público aquele mergulho cheio de mistérios em narrativa com possibilidades variadas de teorias, fórmula que quando bem feita mantém a audiência firme. Porém, esse caminho frutífero foi deixado de lado, trocado por show de insanidades, soluções fáceis, romances insossos…
A segunda temporada de La Brea, lançada nesta quarta-feira (2) no Globoplay, ganha um frescor com a viagem no tempo de Josh (Jack Martin) e Riley (Veronica St. Clair), aterrissando em 1988, quando nem nascidos eram. Além de explorar aspectos marcantes da década (moda, música, cultura pop), o drama mergulha fundo na mitologia central, buscando oferecer ao público respostas cruciais. Vão ser apresentadas as razões por trás das crateras e qual é o papel dos protagonistas no meio disso tudo.
Isso não foi suficiente para amenizar o baque. Fato: conseguiram estragar uma boa série. Não que, necessariamente, a mitologia de La Brea tenha ficado complicada, longe disso até. Os enroscos ocorrem na falta de criatividade, ausência de elementos surpresas verdadeiramente interessantes e pouco mistério que intriga o telespectador. É triste, mas o resultado final da segunda temporada ficou medonho.
Ibope ladeira abaixo
A audiência de La Brea derreteu no segundo ano. A fuga de telespectadores foi enorme, fazendo a atração sobrenatural perder quase metade do público registrado na temporada de estreia. O último episódio da leva marcou a segunda pior audiência da série, para se ter uma ideia.
O 14º capítulo da segunda temporada, na NBC, foi visto por 1,76 milhão de telespectadores, no “ao vivo”, em 28 de fevereiro. Na média, a segunda temporada do drama registrou audiência de 2,77 milhões de telespectadores por episódio, dado 44% menor do que a temporada estreante (4,95 milhões).
E a terceira temporada de La Brea?
A performance de La Brea no ibope acelerou o término da trama. No mínimo, a história de Eve (Natalie Zea), Gavin (Eoin Macken) e companhia deve ser finalizada na já confirmada terceira temporada, que será bem curta, com apenas seis episódios.
Esses seis capítulos até fazem sentido, pois serão 30 episódios no total, suficientes para finalizar a trama adequadamente.
Caso a NBC decida seguir em frente com a série, o enredo será outro, liderado por um novo elenco. Isso pelo o fato de os atores atuais terem recebido a liberação de qualquer vínculo contratual após o fim da terceira temporada.
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br
Siga nas redes
Fale conosco
Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência possível para o usuário. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar a nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Você pode ajustar todas as configurações de cookies navegando pelas guias no lado esquerdo.
Cookies estritamente necessários
Cookies estritamente necessários devem estar sempre ativados para que possamos salvar suas preferências para configurações de cookies.
Se você desativar este cookie, não poderemos salvar suas preferências. Isso significa que toda vez que você visitar este site, precisará ativar ou desativar os cookies novamente.
Cookies de terceiros
Este site usa ferramentas de terceiros, como Google Analytics, Google Adsense, entre outros, para coletar informações anônimas, como o número de visitantes do site e as páginas mais populares.
Manter este cookie ativado nos ajuda a melhorar nosso site.
Ative primeiro os Cookies estritamente necessários para que possamos salvar suas preferências!