O circuito de premiações hollywoodianas de 2022-2023 vai começar. No próximo dia 28, o Gotham Awards dá o pontapé inicial elegendo as melhores séries revelações do ano. E no mês que vem é a vez das duas principais cerimônias desse período, o Globo de Ouro e o Critics Choice, anunciarem os indicados. Esses dois eventos, concorrentes diretos, agitam os bastidores da indústria do entretenimento.
Por causa de escândalos espinhosos, o Globo de Ouro perdeu prestígio, premiação tradicionalmente tida como a segunda mais importante para o cinema e para as séries (atrás do Oscar e Emmy, respectivamente). Tentando ocupar o vácuo chega o Critics Choice, que assim como o Globo de Ouro premia filmes e programas da TV, vencedores escolhidos por um grupo de jornalistas.
A Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood (HFPA, sigla em inglês), organizadora do Globo de Ouro, continua a lidar com boicotes de artistas no ciclo atual, assim como no ano passado. Os motivos de repulsa vão de comportamento inapropriado de integrantes da associação a falta de representatividade e diversidade no corpo eletivo.
O que falta para o Critics Choice roubar o status do Globo de Ouro é o nome, que ainda é muito restrito aos Estados Unidos, enquanto o Globo de Ouro é conhecido internacionalmente. As duas premiações estão coladas, com anúncio dos indicados e cerimônias uma próxima da outra.
Voltado ao cinema independente, o Gotham Awards passou a premiar séries em 2015. O interessante é que a organização escolheu dar espaço somente a séries novatas, estreantes dentro do período de elegibilidade da cerimônia. Como são muitas séries boas chegando a cada ano, essa premiação passou a ser interessante de se acompanhar.
No ano passado, Round 6 foi consagrada como a melhor série revelação de longa duração (episódios com mais de 40 minutos de cena). Nas edições anteriores, as vencedoras foram Mr. Robot (2015), Crazy Ex-Girlfriend (2016), Atlanta (2017), Killing Eve (2018), Olhos Que Condenam (2019) e Watchmen (2020).
Confira abaixo o calendário do circuito de premiações hollywoodianas de 2022-2023, de novembro até fevereiro:
28 de novembro: Gotham Awards (cerimônia)
6 de dezembro: Critics Choice (anúncio dos indicados)
12 de dezembro: Globo de Ouro (anúncio dos indicados)
10 de janeiro: Globo de Ouro (cerimônia)
11 de janeiro: DGA, prêmio do sindicato dos diretores (anúncio dos indicados)
11 de janeiro: SAG, prêmio do sindicato dos atores (anúncio dos indicados)
12 de janeiro: PGA, prêmio do sindicato dos produtores (anúncio dos indicados)
15 de janeiro: Critics Choice (cerimônia)
18 de fevereiro: DGA (cerimônia)
25 de fevereiro: PGA (cerimônia)
26 de fevereiro: SAG (cerimônia)
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br