MERCADO

Combo de streamings ajuda a reduzir fuga de assinantes, diz estudo

Estratégia tem tudo para virar tendência
REPRODUÇÃO
Combo de streamings pode ser salvação para a indústria
Combo de streamings pode ser salvação para a indústria

O mercado de streamings tende a oferecer cada vez mais combos com duas ou mais plataformas, algo visto no Brasil timidamente, na atualidade. Isso porque, de acordo com estudo da Ampere Analysis, firma londrina especializada em apurar dados de empresas de comunicação, juntar plataformas rivais em um mesmo pacote ajuda a reduzir fuga de assinantes.

Existe um hábito que tem se tornado comum no meio dos streamings: o cliente adepto do ciclo assina-cancela-assina. Acontece que, se essa pessoa entra em um combo de plataformas, diminui a probabilidade de ela desistir da assinatura.

Por exemplo: a pesquisa concluiu que o ‘reassinante’ do Disney+, nos Estados Unidos, mantém o vínculo com o serviço durante um ano inteiro se for cliente do pacote que oferece as plataformas Hulu e ESPN+.

Grandes conglomerados de mídia e empresas que estão no ramo dos streamings sabem disso. Não à toa, em território americano, existem vários pacotes que unem Disney e Warner (com sua Max) e até mesmo a Netflix com a Apple. A Ampere indica que esse tipo de oferta “tem grande potencial de venda e redução da fuga de assinantes.”

Detalhe é que, nos EUA, tais combos podem ser adquiridos com desconto. No Brasil, até existem opções, como no Prime Video, mas a assinatura conjunta com outros streamings sai pelo preço cheio.

“À medida que o mercado de plataformas de vídeo sob demanda fica cada vez mais saturado, é mais difícil encontrar novos assinantes [fiéis]”, registrou o levantamento.

No atual cenário, os streamings têm dois alvos: rentabilidade e manter assinantes.

Pensando no futuro, um relatório da firma Omdia projeta que, até 2028, pacotes com TV paga e banda larga vão gerar 70% das sub-adições da rede de vídeo OTT e constituirão um quarto das assinaturas globais de plataformas de vídeo sob demanda.

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross