A autora Julia Quinn quebrou finalmente o silêncio e falou sobre uma controversa decisão tomada pela série Bridgerton (Netflix), na terceira temporada. O drama de época, baseado na coleção Os Bridgertons escrita por Julia, trocou o gênero de um personagem-chave da história romântica de Francesca (Hannah Dodd). Ela aprovou a mudança sugerida pela showrunner da atração, Jess Brownell.
[Atenção: spoilers a seguir]
O final da terceira temporada de Bridgerton apresentou Michaela Stirling (Masali Baduza), prima de John Stirling (Victor Alli), marido de Francesca. A série fez o Michael dos livros virar Michaela. Isso indica que Francesca vai protagonizar um romance queer, conforme confirmado pela showrunner do drama. É que John deve morrer na série, assim como na saga literária, e a prima, no caso, conquistará o coração da jovem Bridgerton.
Julia Quinn usou suas redes sociais para publicar um longo texto justificando a aprovação dessa alteração. Ela afirmou o óbvio, que essa e outras mudanças culminam em dois produtos distintos, um na TV e outro nos livros, revelando que cada vez mais os episódios de Bridgerton vão se distanciar daquilo que está nas páginas da coleção. “Peço que vocês concedam a mim e à equipe de Shondaland [produtora da série] um pouco de crédito à medida que avançamos”, disse a autora.
“Confio na visão de Shondaland para Bridgerton, mas queria ter certeza de que poderíamos permanecer fiéis à essência dos livros e dos personagens”, continuou. Julia e Jess tiveram vários encontros sobre esse ponto específico da história: “Eu precisava de mais informações antes de concordar com a ideia de transformar Michael em Michaela.”
A autora contou que para ela era muito importante que o espírito do livro O Conde Enfeitiçado (sexto da saga) estivesse presente na atração da Netflix.
“Estou certa de que quando chegar a hora de Francesca ter a sua temporada em Bridgerton, será a história mais emocionante e comovente de toda a série.”
Julia disse estar ciente de que muitos fãs da coleção Os Bridgertons ficaram desapontados e surpresos com essa troca, pois queriam ver o romance entre Michael e Francesca como narrado em O Conde Enfeitiçado. “Obrigado aos leitores e fãs pelo feedback”, escreveu. “Fico grata pela sua compreensão e emocionada pelo seu profundo amor e dedicação aos personagens do mundo Bridgerton.”
A quarta temporada de Bridgerton está confirmada. Ainda não se sabe qual livro da coleção será adaptado nessa leva de episódios.
Leia no Diário de Séries: Arco-íris à vista: romances LGBTQIA+ estão no futuro de Bridgerton
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br