BRENDA ROCHA BLOSSOM/ISTOCK
Gasto com streaming faz parte do orçamento doméstico
Despesas com streamings fazem parte do orçamento de 79% da população do Brasil. É o que mostra uma pesquisa inédita realizada pela Serasa, empresa não governamental que oferece soluções de crédito e consulta de dados para companhias de todos os segmentos. O estudo mostra que, em média, o brasileiro assina duas plataformas sob demanda, com despesas de até R$ 100 por mês.
Esse levantamento, coordenado pelo Instituto Opinion Box, apresenta vários detalhes interessantes sobre o consumo de streaming em território tupiniquim:
- 63% dos consumidores estão preocupados com os gastos crescentes das assinaturas. Recentemente, plataformas fizeram vários reajustes nos preços das mensalidades.
- 51% admitem compartilhar assinaturas com amigos e familiares a fim de economizar. Essa prática é vista como ilegal por algumas plataformas, como a Netflix.
Pelo fato de a maioria dos brasileiros sobreviver administrando um orçamento doméstico apertado, o gasto com streamings ocupa o lugar de outro tipo de investimento voltado ao lazer. A pesquisa destaca que 7 em cada 10 brasileiros reduzem de forma ainda mais veloz a frequência às salas de cinema, trocando uma despesa pela outra.
Entre os principais motivos da preferência pelos streamings, segundo o levantamento, aparecem a facilidade e o conforto de ver filmes em casa (39%) e o aumento dos custos para a experiência de ir a uma sessão no cinema (37%), que costuma envolver o ingresso, deslocamento, alimentação e outros gastos. •
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br