PARQUE FECHADO

Bomba! HBO cancela Westworld após quatro temporadas

Drama futurista termina sem um final conclusivo
DIVULGAÇÃO/HBO
Evan Rachel Wood na 4ª temporada de Westworld
Evan Rachel Wood na 4ª temporada de Westworld

Em decisão surpreendente, a HBO cancelou Westworld após quatro temporadas. O drama futurista, com 54 indicações ao Emmy (nove vitórias), termina sem um final fechado. Trata-se de algo totalmente incomum no canal premium por ser uma produção tão emblemática e que já foi uma das mais importantes da HBO, no final da década passada. Os criadores de Westworld, Jonathan Nolan e Lisa Joy, atualmente contratados do Prime Video, tinham em mente encerrar a trama na quinta temporada.

O cancelamento de Westworld é um resultado de uma fórmula que contém sim o corte de gastos severo vigente na Warner Bros. Discovery, a dona da HBO. Mas o peso maior foi o balanço custo da produção (muito alto) versus audiência (baixíssima).

A quarta temporada terminou em meados de agosto. O último episódio, nos Estados Unidos, foi visto “ao vivo” por 390 mil pessoas. Esse número representa uma queda de 57,7% em relação ao final da terceira temporada, em maio de 2020. O baque é maior levando em consideração o desfecho da temporada de estreia, assistido por 2,2 milhões de espectadores, em 2016.

Daí, a conta não fechou. No mundo ideal, com certeza Westworld mereceria um final digno, pois a conclusão da quarta temporada foi totalmente aberta, possibilitando variadas interpretações ambíguas. Até um filme estaria valendo para tapar esse vácuo. Porém, o acúmulo de fatores negativos não pesou a favor da atração.

Westworld levou os telespectadores a um mundo no qual humanos visitavam parques temáticos futuristas, interagindo com robôs que pareciam humanos. Os lugares de diversão politicamente incorreta emulavam cenários como o Velho Oeste americano ou o mundo dos samurais japoneses.

O drama teve uma primeira temporada forte, elogiável, propondo discussões relevantes e filosóficas sobre violência e livre arbítrio. Contudo, a série foi perdendo público aos poucos por causa dos nós da narrativa, causando bastante confusão. A distância entre temporadas, quatro em seis anos, também jogou contra.

Os órfãos de Westworld tem uma série “prima” de consolo. O casal Jonathan Nolan e Lisa Joy fizeram o também drama futurista Periféricos, baseado em livro homônimo, para o Prime Video. A estreia da atração no streaming da Amazon foi em 21 de outubro (um episódio inédito entra na plataforma toda sexta).

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross
error: Conteúdo protegido!