Na busca para descobrir quem são as pessoas reais retratadas na minissérie Bebê Rena, o mais novo fenômeno da Netflix, o jornal britânico Daily Mail encontrou a mulher que diz ser a Martha da vida real. Enquanto a trama a coloca como sendo a pessoa que pratica stalking (perseguição), ela falou que é a verdadeira vítima da história: “Ele [Richard Gadd, criador e protagonista] está usando Bebê Rena para me perseguir. Eu sou a vítima. Ele escreveu uma série sobre mim.”
Embora Gadd tenha dito que tomou várias medidas para disfarçar a identidade das pessoas reais na minissérie, inserindo diversos elementos ficcionais nos personagens, detetives amadores online não tiveram tanto trabalho assim para encontrar a Martha real, brilhantemente interpretada por Jessica Gunning na comédia dramática. Quando os jornalistas do Daily Mail a viram pela primeira vez, as semelhanças entre ela e a Martha da ficção chamaram a atenção.
O jornal preferiu ocultar certos detalhes sobre a Martha real, como divulgar o nome verdadeiro dela ou publicar uma foto. Mas descreveu a mulher, que tem 58 anos e vive sozinha em Londres: é escocesa, fez faculdade de Direito, tinha 20 e poucos anos quando conheceu Gadd, usa linguagem sexual na fala e escrita… Tudo isso fez parte da personagem Martha. Sem contar o porte físico parecido. “Só que eu não sou tão feia”, pontuou a Martha real.
A mulher acredita que Gadd está praticando bullying contra ela, “me usando para ganhar fama e fortuna”. Ela revelou que está recebendo “ameaças de morte e comentários abusivos de pessoas que apoiam Gadd.”
A Martha da vida real também elencou que várias interações que ambos tiveram foram incorporadas em Bebê Rena, como aquele papo sobre “cortina”, carregado de intenções sexuais, o passado dela de stalker e muito mais.
Para o Daily Mail, a Martha verdadeira nega ter stalkeado Gadd e afirma que ele sofre de uma síndrome que o leva a crer ser o protagonista de tudo:
“Ele sempre pensa que está no centro das coisas. Não estou escrevendo programas sobre ele nem promovendo-os na mídia, estou? Se ele quisesse que eu ficasse devidamente anônima, ele poderia ter feito isso. Gadd deveria me deixar em paz.”
Bebê Rena é a série líder de audiência na Netflix em todo o mundo. Sua popularidade estourou na base da propaganda boca a boca; a estreia foi em 11 de abril.
Com um toque sombrio de humor, a narrativa é baseada em uma estranha e perturbadora história real. Por trás do projeto ousado e fora da caixinha está Richard Gadd, humorista escocês que criou o drama de suspense e é o protagonista vivendo Donny Dunn, uma versão ficcional de si mesmo.
A narrativa acompanha a relação conturbada entre o comediante Donny e sua stalker, Martha (Jessica Gunning), revelando o impacto deste envolvimento na vida dele, que é obrigado a confrontar um trauma do passado.
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz. email: contato@diariodeseries.com.br