Exibida originalmente em 1982, na Globo, a minissérie Avenida Paulista entrou desfalcada no Globoplay, nesta segunda-feira (30). A relíquia da TV brasileira passa a ficar disponível com um episódio a menos, e apresentando falhas no áudio, porque não foi possível fazer a restauração completa e integral das fitas de mais de 40 anos atrás. O streaming do plim plim se pronunciou sobre o inconveniente.
“A minissérie Avenida Paulista chegou no meu catálogo, e nem sempre conseguimos um resgate completo pela conservação do material original”, diz postagem do Globoplay, na rede social X (antigo Twitter). “Nesse caso, não foi possível recuperar o capítulo seis e corrigir as falhas no áudio do capítulo 14. Mas tenho certeza que isso não vai interferir na sua maratona.”
Na própria plataforma Globoplay, as sinopses dos episódios cinco e sete estampam o seguinte recado: “não foi possível recuperar o episódio seis.”
Segunda minissérie brasileira da história da Globo, Avenida Paulista fica à disposição dos assinantes do Globoplay como parte de um projeto audacioso e de enorme importância para a teledramaturgia brasileira, que é o resgate de produções antigas da emissora carioca.
Executivos do plim plim asseguram que tudo que estiver com o material preservado, livre de embaraços por direitos de qualquer tipo, vai ser restaurado e lançado no streaming.
Avenida Paulista era uma obra que estava bem lá no fundo do baú, intocada. A minissérie só teve duas reprises na Globo, a última em 1986, há 37 anos. Por isso é uma raridade.
Conheça a história de Avenida Paulista
Criada pela dupla Daniel Más (novela Bambolê) e Leilah Assumpção, Avenida Paulista foi a chegada da Globo com tudo no mundo das minisséries, apostando em uma trama ambientada no coração financeiro do Brasil, a Avenida Paulista, localizada em São Paulo, capital. De tabela, explorou a rotina da alta sociedade paulistana.
No centro de tudo está o ambicioso Alex Torres (Antonio Fagundes), cuja ascensão e queda é destrinchada durante os episódios. Ele acabou sendo usado como teste de ferro pelo seu chefe, o inescrupuloso banqueiro Frederico Scorza (Walmor Chagas).
No início da trama, Scorza descobre que Alex é responsável por um desvio de dinheiro de seu banco; o popular roubo. Em vez de denunciá-lo à polícia, no entanto, Scorza propõe uma espécie de parceria, oferecendo-lhe um cargo de confiança no grupo.
Alex aceita a proposta, sem desconfiar que a intenção do chefe seja responsabilizá-lo pela falência de uma de suas empresas.
Siga o Diário de Séries no WhatsApp
Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br