RELÍQUIA

Série da Globo dos anos 80, Avenida Paulista entra no Globoplay; conheça

Produção prestigiada foi gravada no coração financeiro do Brasil
ACERVO/GLOBO
Antonio Fagundes na minissérie Avenida Paulista
Antonio Fagundes na minissérie Avenida Paulista

O Globoplay lança, na segunda-feira (30), uma relíquia da teledramaturgia brasileira. Entra no streaming do plim plim a minissérie Avenida Paulista, de 1982, a segunda produção desse formato feita pela Globo. Foi naquele ano que a emissora carioca passou a investir em dramas cujas histórias tinham começo, meio e fim desenrolados em poucos capítulos; 15, no caso.

A Globo passou a apostar nas minisséries brasileiras para imprimir uma cara verde e amarela em um tipo de atração dominada por estrangeiros, principalmente americanos. A faixa escolhida para a exibição da minissérie foi a das 22h.

Avenida Paulista é uma raridade, pois só teve duas reprises na emissora ao longo da história, a última sendo em 1986; a primeira foi no ano anterior.

A trama de Avenida Paulista

Criada pela dupla Daniel Más (novela Bambolê) e Leilah Assumpção, Avenida Paulista foi a chegada da Globo com tudo no mundo das minisséries, apostando em uma trama ambientada no coração financeiro do Brasil, a Avenida Paulista, localizada em São Paulo, capital. De tabela, explorou a rotina da alta sociedade paulistana.

No centro de tudo está o ambicioso Alex Torres (Antonio Fagundes), cuja ascensão e queda é destrinchada durante os episódios. Ele acabou sendo usado como teste de ferro pelo seu chefe, o inescrupuloso banqueiro Frederico Scorza (Walmor Chagas).

No início da trama, Scorza descobre que Alex é responsável por um desvio de dinheiro de seu banco; o popular roubo. Em vez de denunciá-lo à polícia, no entanto, Scorza propõe uma espécie de parceria, oferecendo-lhe um cargo de confiança no grupo. 

Alex aceita a proposta, sem desconfiar que a intenção do chefe seja responsabilizá-lo pela falência de uma de suas empresas. Para alcançar seus objetivos, Scorza conta com a cumplicidade de Paula Alencar (Dina Sfat), sua amante.

A ascensão de Alex provoca a desestruturação da própria família. Sua mulher, Juliana (Wanda Stephânia), não entende a mudança de comportamento do marido, que passou a evitá-la ao assumir a nova função. Percebendo a possibilidade de Juliana atrapalhar sua estratégia, Scorza decide afastá-la de seu caminho, incentivando que Paula seduza Alex.

Os planos de Frederico parecem ir bem até que Paula descobre uma caso dele com outra mulher. Revoltada, ela revela a Alex as verdadeiras intenções do patrão e sugere a ele uma união para destruir o poderoso banqueiro. Como parte do golpe, Alex se casa com a perturbada Anamaria (Bruna Lombardi), filha de Scorza.

Avenida Paulista mistura esse emaranhado apetitoso em reviravoltas realmente surpreendentes, em um jogo de traição e esperteza.

A minissérie se destacou, entre outras coisas, por mostrar aquela região de São Paulo de modo fidedigno, com cenas gravadas em locações reais, indo pouco ao estúdio. Um escritório de verdade, em plena Avenida Paulista, foi usado como cenário. Fora isso, a direção se preocupou em mostrar o concreto da cidade, fazendo o máximo de externas possível.


Siga o Diário de Séries no WhatsApp

Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross