POLÊMICA NOS EUA

Ator gay tem palestra cancelada em escola por causa de seu ‘estilo de vida’

Maulik Pancholy, ex-30 Rock, iria falar sobre inclusão, empatia e antibullying
DIVULGAÇÃO/NBC
Maulik Pancholy na comédia 30 Rock
Maulik Pancholy na comédia 30 Rock

O ator Maulik Pancholy, que é gay, conhecido por papéis em séries como Weeds e 30 Rock, iria dar uma palestra sobre antibullying e inclusão social em uma escola no condado de Cumberland, no Estado da Pensilvânia (EUA). Iria… O conselho do distrito escolar cancelou o evento após votação unânime que apontou preocupações sobre o “estilo de vida” e ativismo do ator.

A palestra seria dada, em 6 de maio, para alunos que fazem parte do que chamamos no Brasil de Ensino Fundamental 2 (middle school). Declarações ditas durante a votação, realizada online na última segunda-feira (15), vazaram e estão repercutindo na imprensa americana. Nessa reunião, surgiu um movimento contrário ao convite feito para Pancholy pela instituição de ensino Mountain View Middle School.

Disse um conselheiro: “Se você pesquisar esse indivíduo, ele se autodenomina um ativista que tem orgulho de seu estilo de vida. Não acho que isso deva ser imposto aos nossos alunos.”

O programa Today, da rede americana NBC, ouviu Brooke Ryerson, um estudante gay da escola. “Seria uma conversa sobre empatia e antibullying”, falou. “Mas isso não importa para o conselho. Eles querem nos silenciar de todas as maneiras que puderem.”

Maulik Pancholy, americano de 50 anos, é ator desde 1998. Ele emplacou uma carreira como escritor, ativista e palestrante a favor de justiça social. Em seu livro intitulado The Best at It, um garoto gay americano, de descendência indiana, é vítima de bullying na cidade onde mora, no interior dos Estados Unidos. Uma conselheira falou que havia o risco de ele abordar a história desse livro na palestra.

“Ele disse que esse não seria o assunto [da palestra], mas é disso que tratam seus livros”, comentou. “E [porque ele é] um ativista autoproclamado, é aí que a coisa fica preocupante.”

Até o momento, nem Pancholy nem o diretor da escola Mountain View se pronunciaram.

Uma mãe de aluno abriu uma petição para que a palestra volte a ser realizada. Ela argumenta que o cancelamento “só foi decretado porque ele [Pancholy] é abertamente gay.”

Em entrevista ao site Entertainment Weekly, o conselheiro Bud Shaffner negou que a orientação sexual de Pancholy tenha pesado na decisão: “Isso nem fez parte da discussão. Simplesmente votamos para fazer valer a nossa política de não tratar de discursos políticos dentro da escola e não permitir ativismo político. Ele [Pancholy] se identifica como ativista político.”

Maulik Pancholy é presidente e um dos fundadores da Act To Change, ONG cujo objetivo é acabar com o bullying que tem como alvo pessoas de origem asiática.

Como ator, seu papel de maior destaque foi na sitcom 30 Rock, na qual viveu Jonathan, leal assistente de Jack Donaghy (Alec Baldwin). Pancholy atuou ainda em The Good Wife, The Good Fight, Dinastia, Elementary, entre outras séries. O trabalho mais recente dele na TV foi na primeira temporada de Only Murders in the Building, interpretando um vizinho de Charles (Steve Martin).

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross
error: Conteúdo protegido!