O ator Ron Cephas Jones morreu, aos 66 anos, no último sábado (19). De acordo com um representante do artista, em nota enviada à imprensa, a causa da morte foi problema pulmonar, batalhava que ele travava há anos. Na carreira de ator desde 1994, Jones é mais conhecido do grande público pelo papel de William Hill, em This Is Us.
No drama chororô, o ator interpretou o pai biológico de Randall Pearson, vivido por Sterling K. Brown. Apesar do passado conturbado, William acaba sendo incorporado à família Pearson, em uma das belas histórias narradas pela série.
Ron Cephas Jones brilhou nesse papel como pouco se vê por aí. Foram quatro indicações ao Emmy, uma como ator coadjuvante e três como convidado, e ganhou duas estatuetas (2018 e 2020).
“Ao longo de sua carreira, seu calor, beleza, generosidade e bondade foram sentidos por todos que tiveram a sorte de conhecê-lo”, diz a nota oficial sobre a morte de Jones. “Ele começou a carreira no Nuyorican Poets Cafe [Nova York]. Seu amor pelo palco esteve presente ao longo de toda a sua trajetória, incluindo sua recente indicação ao Tony [Oscar do teatro] e performance vencedora por peça na Broadway.”
Séries de Ron Cephas Jones
O ator tem um extenso currículo no mundo das séries. Como tantos outros, ele bateu cartão na franquia Law & Order, seu primeiro passo na atuação, vivendo personagens diferentes em episódios únicos. Passou por New York Undercover, Nova York Contra o Crime, Lista Negra, Banshee, Mr. Robot e The Get Down.
Em Luke Cage, paralelamente com This Is Us, deu vida a Bobby Fish, mestre enxadrista e amigo do herói titular da série da Marvel. Em Quem É Você, Alaska?, encarnou o Dr. Hyde, professor de religião.
O papel de destaque mais recente foi no drama Truth Be Told, sobre um podcast que investiga crimes reais. Ele foi o pai da personagem de Octavia Spencer, dono de um bar e líder de um motoclube; foi seu último trabalho.
Ele foi escalado para interpretar o famoso líder religioso americano Elijah Muhammad, da Nação do Islã, na futura série MLK/X (Disney+), sobre os ícones Malcolm X e Martin Luther King Jr., atração que é a quarta temporada de Genius.
Ron Cephas Jones deixa a filha, Jasmine Cephas Jones, que também é atriz (Girls, Mrs. Fletcher, Blindspotting).
Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz. email: contato@diariodeseries.com.br