Cada vez mais, o espectador consumidor de streaming aceita ver comerciais interrompendo sua série favorita em troca de uma assinatura de menor custo. Levantamento mais recente do Samba TV, instituto de pesquisa especializado em TV e plataformas de vídeo sob demanda, comprova que o aumento do valor do pacote premium leva a pessoa para os planos mais em conta, porém com anúncios.
O recorte do levantamento em questão se deu entre o público americano (que reflete em outros países, como o Brasil) e considerou o segundo semestre de 2024.
Os assinantes de planos com anúncios já são 46%, levando em conta todas as plataformas que operam nos Estados Unidos. Esse é um dado em ascensão, com 56% dos novos assinantes nesse período escolhendo algum pacote com propagandas inclusas, sempre abaixo dos planos do modelo tradicional dos streamings, sem comerciais.
A Netflix tem, segundo o Samba TV, 44% de assinantes que optam pelo plano com propagandas; no segundo semestre de 2023, essa fatia era de 28%.
O salto maior, porém, foi da Max, plataforma da Warner Bros. Discovery: de 18% para 39%.
Atualmente, a Netflix cobra R$ 20,90/mês no plano Padrão com Anúncios, o pacote de entrada. O plano sem comerciais, rotulado de Padrão, sai por R$ 44,90/mês.
No relatório, o pessoal do Samba TV chama a atenção das empresas que estão no mercado do streaming. O recado é para todos aproveitarem essa oportunidade para alcançar “um público mais jovem e diverso, algo que historicamente os conglomerados não conseguiam atingir na era da TV linear [a cabo].”
Os planos com anúncios são uma ótima cartada para as plataformas reduzirem a fuga de assinantes. Manter clientes por bastante tempo é a meta, evitando aquela pessoa que adquire um plano por um ou dois meses, para maratonar séries aos montes, e depois aperta o botão do cancelamento, até considerando o alto custo de pagar uma mensalidade regularmente.
No segundo semestre de 2024, a taxa de cancelamentos foi de cerca de 6%, com Netflix e Disney+ sendo as principais vítimas. Justamente duas das plataformas que mais propagam o quanto seus respectivos planos com anúncios pesam menos no bolso em comparação com a concorrência, tudo para evitar ficar com saldo negativo na conta entre novos assinantes e ex-clientes. •
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br