A Netflix é a plataforma/canal/emissora/estúdio com mais indicações no Emmy de 2024: 107. Essa liderança é a colheita de algo que os executivos da gigante do streaming pregam a todo instante, que vale mais apostar na quantidade de programas lançados do que dedicar tempo em atrações de qualidade.
Essas 107 indicações vieram de nada menos do que 35 programas (tem comédia, drama, minissérie, reality show, documentário…). Detalhe é que, entre as dez séries com mais indicações para a cerimônia deste ano, somente The Crown representa a Netflix, com 18.
Na segunda colocação na lista de indicações está o canal FX, em dobradinha com a plataforma Hulu (ambos pertencem ao grupo Disney). O FX, como oficialmente catalogado pelo Emmy, emplacou 93 indicações. Só que 69 delas vieram de apenas três séries (Xógum: A Gloriosa Saga do Japão, O Urso e Only Murders in the Building).
Essas três atrações são as líderes entre as indicadas: Xógum é a primeira (25), seguida por O Urso (23) e Only (21).
Ter um pouco de tudo fez a Netflix se destacar no topo. Do nada, sem qualquer pretensão, surgiu a minissérie Bebê Rena (11 indicações). Já a caprichada Ripley, feita para ser contemplada e artisticamente bela, cravou 13 indicações. Ainda tem desenho (Samurai de Olhos Azuis), documentário sobre a natureza (Nosso Planeta), show de stand-up (Dave Chappelle), e por aí vai.
Sua rival direta, a HBO/Max, ficou atrás do FX, com 91 indicações. Foi uma queda brusca em comparação com o ano passado, quando obteve 127. No caso, pesou a qualidade. A HBO não teve na disputa de 2024 o quarteto de aço The Last of Us, The White Lotus, Euphoria e A Casa do Dragão. E só colheu tristeza com as três grandes apostas entre as minisséries: O Regime, True Detective: Terra Noturna e O Simpatizante.
O Regime e O Simpatizante tiveram somente uma indicação cada (assim como The Idol). A salvação da lavoura foi a quarta temporada de True Detective, com 19 indicações, quarta colocada no geral.
Do lado oposto ao da Netflix está o Apple TV+, que sempre priorizou a qualidade ao invés de investir em volume. O streaming da maçã bateu seu próprio recorde, recebendo 70 indicações, a maioria (66%) vindo de só quatro séries: The Morning Show (16), Palm Royale (11), Uma Questão de Química (10) e Slow Horses (9).
A 76ª edição do Emmy vai ser realizada em 15 de setembro.
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br