O Apple TV+ cancelou a comédia Deserto Selvagem após uma única temporada, informou a protagonista Patricia Arquette, no Instagram. Fugindo do padrão do streaming da maçã, conhecido por lançar atrações de alto nível, esse foi o quarto cancelamento neste ano. Plataforma essa que já passou 14 meses consecutivos sem decretar o fim abrupto de uma trama. A cúpula da empresa precisa dar um tempo e limpar o filtro de aprovação de séries, calibrar as análises de projetos para não aprovar produtos de baixa qualidade.
Disponível desde novembro de 2019, o Apple TV+ rapidamente se estabeleceu no mercado como serviço com dramas e comédias de alto nível, encabeçadas por grandes nomes da atuação e realizadas por profissionais tarimbados atrás das câmeras. Virou sinônimo de qualidade.
O streaming entrou no grupo da HBO, sendo uma grife em Hollywood. Neste ano mesmo, duas séries da maçã estão entre as melhores do ano, A Máquina do Destino e Gotas Divinas, além de bater recordes de audiência com a ficção científica Silo, sensação do momento, e a minissérie badalada A Última Coisa que Ele me Falou.
Em contrapartida, foi dado o sinal verde a atrações ruins que destoam de todo o catálogo, tipo a sofrível Querido Edward e a própria Deserto Selvagem, ambas canceladas. Os outros dois cancelamentos do ano foram a ótima Truth Be Told e a esquecida The Mosquito Coast.
O cardápio do Apple TV+ aumentou, tanto que a plataforma deixou de fazer os seus lançamentos e estreias somente nas sextas, agora usando também as quartas para isso, estratégia executada por Ted Lasso e The Morning Show, símbolos do streaming.
Claro, com mais produções aprovadas cresce a probabilidade de uma ou outra se perder do rebanho. Mas como não é um volume tão amplo, principalmente em comparação com a concorrência, dá para manter sim um olhar mais atento e rejeitar projetos aquém da excelência estabelecida pela plataforma.
O Apple TV+ está no mesmo time da HBO porque aposta na qualidade versus a quantidade. Os streamings Netflix e HBO Max fazem o inverso, por isso cancelam mais séries do que os rivais. Se não abrir o olho, o Apple TV+ pode invariavelmente virar a casaca.
Em tempo: foram renovadas na Apple, em 2023, Acapulco, Teerã, Falando a Real, Silo, The Morning Show e A Máquina do Destino; a comédia Physical, com Rose Byrne, vai chegar ao fim adequado na próxima terceira temporada, em agosto.
Lançada em maio, Deserto Selvagem acompanhou Peggy (Patricia Arquette), uma ex-dependente química que decide recomeçar a vida e se tornar uma detetive particular após a morte de sua amada mãe, com quem morava em Yucca Valley, uma pequena cidade no deserto da Califórnia. Patricia, como sempre, brilhou, mas o todo deixou a desejar.
Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz. email: contato@diariodeseries.com.br