MERCADO

Amazon cria distribuidora para vender direitos de exibição de séries originais

Logo mais, produções do Prime Video vão chegar em um canal perto de você
DIVULGAÇÃO/PRIME VIDEO
Rachel Brosnahan (à esq.) com Alex Borstein em The Marvelous Mrs. Maisel
Rachel Brosnahan (à esq.) com Alex Borstein em The Marvelous Mrs. Maisel

Em movimentação estratégica para ganhar dinheiro e aumentar exposição, a Amazon criou nova distribuidora de conteúdo que vai comercializar direitos de exibição de séries originais a quem tiver interesse, nos Estados Unidos e ao redor do mundo. Essencialmente, o catálogo do Prime Video foi enxertado na distribuidora MGM Studios; Amazon comprou a MGM, negócio fechado no ano passado.

Assim, a nova divisão do conglomerado foi rebatizada de Amazon MGM Studios Distribution. Toda a estrutura organizacional da antiga divisão se mantém. O executivo Chris Ottinger, que liderou o departamento de distribuição da MGM por mais de uma década, vai gerenciar a nova empreitada.

Essencialmente, isso quer dizer que séries então exclusivas do Prime Video podem parar em uma emissora ou canal pago perto de você. A Amazon já fez movimentações parecidas no passado, mas isoladas, como o caso de Jack Ryan virando atração do SBT. Agora, esse tipo de negócio ganha status oficial e formalizado.

Será um esquema parecido como ocorria na era pré-streaming. Os projetos do Amazon Studios vão poder ser adquiridos para exibição, como há anos fazem Warner Bros. e Sony, por exemplo. O cuidado vai ser para quem vender e onde/como será a exibição.

A Amazon promete cuidar disso de perto, para evitar que um produto seja desvalorizado ao cair em uma situação adversa. The Marvelous Mrs. Maisel, vencedora do Emmy de melhor comédia, está no primeiro pacote de séries a serem comercializadas. A atração não tem conteúdo light tipo Sessão da Tarde para ir ao ar em uma TV aberta, pois se assim for terá de ser muito censurada/editada. Ela tem um estilo mais de TV paga.

Essa tática da Amazon visa arrecadar mais dinheiro para o cofre, vendendo suas produções para terceiros. Uma consequência disso está sendo discutida neste momento na greve dos roteiristas. Quanto, em negociações desse naipe, que os roteiristas vão embolsar a cada atração vendida pelo Amazon Studios? Definir questões de tal natureza mobiliza os grevistas.


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