
A série All American, exibida no Brasil pela Warner Channel, atinge a marca do centésimo episódio nesta segunda-feira (27), nos Estados Unidos. Há um feito raro por trás do drama jovem adulto comandado pela roteirista e produtora Nkechi Okoro Carroll: é apenas a sétima série americana chefiada por uma showrunner preta a chegar no capítulo cem.
Nkechi, que também é a criadora de Found (Max), se junta a outras quatro showrunners pretas que bateram a marca dos cem episódios com suas respectivas séries:
- Shonda Rhimes (Private Practice, Grey’s Anatomy, Scandal)
- Mara Brock Akil (Girlfriends)
- Yvette Lee Bowser (Living Single)
- Debbie Allen (A Different World)
Especializada em economia, com mestrado pela prestigiada Universidade de Nova York (NYU), Nkechi Okoro Carroll largou tudo para realizar o sonho de trabalhar em Hollywood, especificamente como showrunner. Ela começou a executar tarefas mais simples nas séries Bones e Rosewood, isso em meados da década passada.

Até que foi convidada pelo superprodutor Greg Berlanti, sua fonte de inspiração, para ser a chefe de All American, isso quando a série já estava pronta e encomendada. A criadora April Blair largou o cargo de showrunner por questões pessoais. Detalhe: Nkechi nunca foi muito fã de futebol americano.
All American é levemente inspirada em uma história real sobre um jogador que saiu de um bairro carente de Los Angeles para ser campeão do Super Bowl, a grande final da NFL (liga profissional de futebol americano). A trama segue os passos de Spencer James, vivido por Daniel Ezra, em competições escolares e universitárias.
“Sempre disse que nunca iria admitir isso publicamente, mas futebol americano não é minha praia”, confessou a roteirista, em entrevista ao site The Hollywood Reporter. “No entanto, eu sei bem como é a busca pelo que parece ser um sonho irreal. Entendo perfeitamente essa caminhada tida como impossível, quando todos dizem ‘Encontre um plano alternativo’ ou ‘Isso não é realista’, ou ‘Você sabe o quanto isso difícil, né?’ Eu vivi isso.”
Nkechi comentou que uma de suas maiores conquistas durante todo esse tempo à frente de uma série tão popular, principalmente nos EUA, foi ver o progresso de profissionais internamente, atrás das câmeras. Ela pontuou que assistentes viraram produtores, produtores viraram diretores… até o protagonista, Daniel Ezra, turbinou seu currículo dirigindo alguns episódios. “A série teve um impacto direto na vida de muitas pessoas”, registrou.
Nesse episódio cem, Nkechi Okoro Carrol foi a roteirista… com Ezra na direção.
Por causa de mudanças na gestão da rede CW, que exibe All American nos EUA, o drama esportivo continua no limbo, aguardando a notícia da renovação para uma sétima temporada ou o anúncio do cancelamento.

João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br