Série dramática mais vista em toda a história do Apple TV+, Acima de Qualquer Suspeita será uma atração totalmente diferente na segunda temporada. Como esperado, a nova leva de episódios contará outra história, com novos personagens, conforme revela o site Deadline. A base da próxima narrativa será o inédito livro Dissection of a Murder (Exame de um Assassinato, em tradução livre), de Jo Murray.
Assim, o drama jurídico entra naquele grupo de The White Lotus e American Horror Story, séries que a cada temporada contam histórias distintas das anteriores, com alguns personagens servindo de elo. Não se sabe como (ou se) Acima de Qualquer Suspeita fará essa conexão.
A história de Dissection of a Murder tem no centro a advogada Leila Reynolds, que acaba de receber seu primeiro caso de assassinato. Apesar de ser um trabalho bem longe de sua laia, o réu quer que ela o defenda. Para piorar as coisas, o marido dela está no banco da promotoria. Assim, Leila terá de lutar para manter seus próprios segredos enterrados também.
A primeira temporada de Acima de Qualquer Suspeita, elogiada pela mídia especializada e aclamada pelo público, contou com Jake Gyllenhaal no papel principal, vivendo o advogado Rusty Sabich. A inspiração da trama veio do best-seller homônimo de Scott Turow, advogado de defesa e promotor que buscou inspiração na sua experiência nos tribunais para escrever um suspense assustadoramente intenso.
Rusty é designado para um caso que pode marcar para sempre sua carreira: em meio à campanha de reeleição de seu chefe, pressionado por resultados, ele precisa descobrir quem é o responsável pelo assassinato da colega Carolyn Polhemus (Renate Reinsve). Acontece que reviravoltas apontam para Rusty como o suspeito número 1 desse crime.
A primeira temporada esgotou todo o livro de Turow. Existe um segundo livro da saga, mas ele relata acontecimentos que cercam uma personagem que não foi introduzida na atração da Apple.
Na coleção, Rusty só reaparece na nona obra, publicada em 2010 e batizada de Innocent. O promotor duela novamente com Tommy Molto (Peter Sarsgaard) 20 anos depois do caso narrado na série.
Acima de Qualquer Suspeita é mais um hit criado pelo produtor e roteirista David E. Kelley, mago dos dramas jurídicos. Foi um sucesso que veio em boa hora, para superar o flop que foi Um Homem por Inteiro, da Netflix, lançada em maio. No currículo, Kelley tem muito mais acertos do que erros. Sob sua batuta surgiram séries tipo O Poder e a Lei, Amor e Morte, Goliath, Boston Legal, entre outras. •
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br