AMERICAN SPORTS STORY

Aaron Hernandez: a história trágica do ex-jogador da NFL contada em série do Disney+

Craque da bola oval foi encontrado morto em 2017, aos 27 anos
DIVULGAÇÃO/FX
Josh Andrés Rivera em American Sports Story
Josh Andrés Rivera em American Sports Story

O Disney+ lançou, nesta quinta-feira (21), a série American Sports Story, que a cada temporada promete narrar histórias tenebrosas, criminais e sombrias sobre o mundo dos esportes, nos moldes de American Crime Story, sempre se baseando em fatos. A primeira leva, composta de dez episódios, é sobre a trajetória de Aaron Hernandez (1989-2017), que teve um final de vida macabro.

Hernandez foi um nome de destaque do futebol americano, defendendo as cores do time New England Patriots na posição de tight end, atuando ao lado do famoso quarterback Tom Brady. Jovem, o jogador entrou em uma espiral sinistra e fora da lei, com direito a mortes.

A base da trama é um podcast do jornal Boston Globe (os Patriots são da região de Boston). O enredo traça a ascensão e a queda do atleta, condenado por assassinato e que acabou tirando a própria vida, enquanto estava atrás das grades em uma prisão de segurança máxima. 

O enredo do drama esportivo foca nas vertentes díspares da identidade de Hernandez, sua família, sua carreira, seu suicídio e seu legado nos esportes e na cultura americana.

Em junho de 2013, autoridades policiais descobriram o corpo de um jogador de futebol americano semiprofissional, chamado Odin Lloyd, que estava namorando a irmã da noiva de Hernandez, Shayanna Jenkins. Ele foi encontrado a cerca de um quilômetro de distância da casa de Hernandes.

O ex-jogador dos Patriots foi preso nove dias depois, sob acusação de assassinato em conexão com a morte de Lloyd. Horas depois da prisão, o time da NFL dispensou o atleta, que se declarou inocente das acusações, mas acabou sendo condenado por assassinato, em 2015.

Ele já tinha problemas com a polícia por envolvimento em um assassinato duplo, caso julgado dois anos depois.

Em 19 de abril de 2017, Hernandez foi encontrado morto em sua própria cela, na penitenciária Souza-Baranowski Correctional Center, em Massachusetts. 

O atleta enfrentou várias dificuldades em sua vida, como ser vítima de abuso durante a infância. Ele lidava com dificuldades sobre identificar a própria sexualidade e exibia sintomas de Encefalopatia Traumática Crônica, devido a pancadas na cabeça sofridas durante as partidas de futebol americano, seja no nível universitário ou na NFL.

Aaron Hernandez já foi tema de diversas reportagens jornalísticas e de documentários. Um desses docs está na Netflix, chamado de A Mente do Assassino: Aaron Hernandez, lançado em 2020. 

Nele, há um exame meticuloso e explosivo da combinação de fatores por trás do julgamento, da condenação e da morte de um atleta que parecia ter tudo para ser feliz. As três partes do documentário apresentam gravações exclusivas realizadas no tribunal, ligações telefônicas de Hernandez da prisão e entrevistas com pessoas que conheciam o jogador.

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross