A Netflix marcou para 12 de outubro a estreia de A Queda da Casa de Usher, sua mais nova minissérie de terror, gênero que faz bastante sucesso entre os assinantes. A criação é de Mike Flanagan, conhecido na gigante do streaming por atrações bem populares, tipo A Maldição da Residência Hill (2018) e Missa da Meia-Noite (2021).
Baseada na obra homônima de Edgar Allan Poe (1809-1849), além de outros contos, A Queda da Casa de Usher segue os implacáveis irmãos Roderick (Bruce Greenwood) e Madeline Usher (Mary McDonnell), que transformaram a Farmacêutica Fortunato em um império de riqueza, privilégios e poder. Tudo na base da corrupção.
Mas os segredos do passado vêm à tona quando os herdeiros da dinastia Usher começam a morrer, de forma brutal e misteriosa, nas mãos de uma mulher de sua juventude.
O conto A Queda da Casa de Usher foi publicado pela primeira vez em 1839, assinado pelo renomado autor americano famoso pelo estilo macabro. A narrativa trata de psicologia moderna (mesmo Poe atrás da linha do tempo da fundação dessa ala de estudo), questões sensoriais, transes, medo, culpa e eventos sobrenaturais. O cenário clássico da casa mal-assombrada é elemento central.
Esta é a sinopse do conto (publicação da editora DCL):
“Bem-Vindo à casa de Usher. A mansão gótica está em ruínas e aos poucos afunda no pântano sob ela. Seus moradores estão doentes e deslizando para o mundo da loucura. E se você ouvir com atenção, poderá escutar o som da hera subindo pelas paredes, o vento sussurrando seu nome e as árvores estalando quando esticam seus galhos para recebê-lo. Por favor, tente aproveitar sua estada.”
O elenco da nova minissérie de Mike Flanagan conta com nomes que passaram por seus trabalhos anteriores, como Carla Gugino, Kate Siegel e Zach Gilford.
A Queda da Casa de Usher precisou ser regravada por causa da demissão de Frank Langella, que seria o protagonista. Ele saiu após sofrer acusações de assédio e má conduta no set. Em seu lugar entrou Bruce Greenwood.
Por isso, os trabalhos duraram além da conta. As gravações dos oito episódios, realizadas no ano passado, demoraram seis meses para serem concluídas, em Vancouver (Canadá).
Mike Flanagan está de saída da Netflix, junto com seu parceiro produtor Trevor Macy. Os dois optaram por deixar a gigante do streaming e assinaram contrato de exclusividade com o Prime Video.
Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br