POSTURA DE COMBATE

De kung fu a tai chi: a influência direta das artes marciais em Avatar

Conheça o que está por trás do drama fantasioso e de aventura
DIVULGAÇÃO/NETFLIX
Gordon Cormier nos bastidores de Avatar
Gordon Cormier nos bastidores de Avatar

Líder de audiência na Netflix, Avatar: O Último Mestre do Ar é muito mais do que uma série fantasiosa e de aventura padrão, com um personagem designado para salvar o mundo. A equipe criativa usou muita influência do mundo real na construção da mitologia, como inserir movimentos de diferentes artes marciais em um aspecto-chave da história.

A base da trama de Avatar está em quatro povos: a Tribo da Água, o Reino da Terra, a Nação do Fogo e os Nômades do Ar. Algumas pessoas integrantes desses grupos podem manipular os elementos característicos de cada povo (água, terra, fogo, ar) usando um poder conhecido como dobra. Essa habilidade só é dominada após muitos anos de treinamento cuidadoso.

O legal é que cada estilo de dobra é baseado em uma disciplina real de artes marciais. Confira:

  • A dobra de água é inspirada em estilos de luta que enfatizam movimentos fluidos e controlados, como o tai chi e o baguazhang.
  • A dobra de terra é baseada no estilo de artes marciais com raízes firmes das províncias do sul da China, conhecido como nan quan, em chinês. E especificamente estes dois estilos de kung fu: hung gar e fut gar.
  • A dobra de fogo é baseada nos estilos do norte de wushu, como ba ji quan ou cha quan (punho longo).
  • A dobra de ar combina categorias internas e externas e é baseada no estilo bagua.

Leia no Diário de Séries: Avatar usa histórias reais como inspiração; veja curiosidades

Antes de começar as filmagens, os atores participaram de um treinamento duro e pesado de dobra que durou seis semanas. Nesse intensivão, eles aprenderam o histórico de cada disciplina, praticaram condicionamento físico e, em apenas 14 dias, já estavam prontos para exibir suas novas habilidades em uma performance ao vivo. 

As sequências de ação foram cuidadosamente criadas com base em uma ampla pesquisa de artes marciais. Uma equipe composta por 19 especialistas em rigging e artistas marciais de diferentes estilos se dedicou a assegurar que cada técnica de luta apresentasse identidade e características próprias.

Munido dessas informações, sem dúvida, você verá Avatar: O Último Mestre do Ar com outros olhos, prestando mais atenção nesses movimentos de dobra inspirados em artes marciais.


Siga o Diário de Séries no WhatsApp

Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross
error: Conteúdo protegido!