
Sucesso de audiência na Netflix, a comédia A Dona da Bola apresenta uma sátira sobre a jornada de Jeanie Buss no mundo da NBA. Para quem quiser conhecer como foi a sua trajetória real, principalmente nos anos de sua juventude adulta, a série a ser assistida é Lakers: Hora de Vencer (2022-2023), drama esportivo da HBO disponível na Max.
No decorrer de duas temporadas, Lakers: Hora de Vencer retratou os primeiros anos de Jerry Buss (John C. Reilly), pai de Jeanie, no comando do Los Angeles Lakers durante o início da década de 1980.
A série dá um bom destaque para Jeanie, cirurgicamente bem interpretada por Hadley Robinson, explorando a relação dela com o pai em duas frentes, tanto pelo lado pessoal, da família, quanto pelo lado profissional.
Em Lakers: Hora de Vencer, Jeanie Buss é ambiciosa, inteligente e ansiosa para provar que é tão competente quanto os homens que a cercam. Isso enquanto avalia as influências conflitantes das figuras masculinas ao seu redor para forjar sua própria identidade como mulher de negócios.
Embora não tenha tido participação direta na construção da personagem, a atual proprietária e presidente do Los Angeles Lakers aprovou a atuação de Hadley e a reconstituição da história (que, naturalmente, desviou de alguns fatos em prol da dramaticidade). Jeanie distribuiu elogios em entrevista ao podcast oficial da série.
“Ela [Hadley] fez um trabalho fantástico”, afirmou a executiva. “As pessoas têm interesse em saber como eu cheguei onde estou hoje, no posto da primeira mulher na NBA a ganhar um campeonato. Muitas pessoas nunca ouviram meu nome antes.”
“Se você quer entender sobre como foi minha formação, como eu vim parar onde estou hoje, você precisa entender a minha história inicial”, completou.
Ao longo da primeira temporada, Lakers: Hora de Vencer dedicou bastante tempo para mostrar como era a dinâmica entre Jeanie e seu pai; ambos lidavam com a morte da matriarca da família Buss, Jessie (Sally Field).
É interessante observar essa parte, da confiança do pai na filha a partir desse momento frágil da vida, pois quem vê o drama esportivo sabe que aquela Jeanie se tornará a proprietária controladora da organização Lakers após a morte de Jerry, em 2013.
Nesse mesmo podcast, Jeanie aproveitou para exaltar a performance de John C. Reilly na pele de seu pai, classificando-a como algo arrebatador: “Ele [meu pai] realmente estaria muito honrado ao ver Reilly interpretando-o”.
A série Lakers: Hora de Vencer foi cancelada de forma abrupta, na segunda temporada, devido à baixa audiência. Os produtores sabiam, durante a exibição da segunda leva, que o drama poderia terminar antes do esperado, por isso, foram gravados dois finais da segunda temporada, um prevendo a continuação e outro para exibir caso a atração fosse cancelada; foi ao ar a opção alternativa.
Na versão original, o último episódio da segunda temporada terminaria com um Magic Johnson (Quincy Isaiah) arrasado após o Los Angeles Lakers, na final da NBA de 1984, perder o título para o rival Boston Celtics. Nesse caso, haveria um gancho para a terceira leva.
O episódio que foi ao ar, contudo, mostrou uma cena depois disso, um epílogo com Jerry Buss e sua filha, Jeanie. Assim, mesmo que remendada e repentina, a série teve uma conclusão. •

João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br