
O primeiro episódio de A Casa do Dragão, que estreou no último domingo (21) na HBO e HBO Max, apresentou uma conexão direta e importante com Arya Stark (Maisie Williams) e o momento decisivo de Game of Thrones. Só um telespectador bem atento, e conhecedor da série mãe, conseguiu captar a referência mostrada em poucos segundos.
[Atenção: spoilers a seguir]
Nas cenas derradeiras da estreia de A Casa do Dragão, drama derivado de Game of Thrones, o rei Viserys I Targaryen (Paddy Considine) nomeou a filha, Rhaenyra (Milly Alcock), a herdeira do Trono de Ferro. Antes de fazê-lo, ele passou à garota um segredo sobre uma profecia que se concretizou na trama de GoT.
Viserys contou que o fim do mundo chegaria na forma de um inverno tenebroso, vindo do norte de Westeros. Segundo ele, os Sete Reinos só vão permanecer de pé se um herdeiro ou uma herdeira Targaryen estiver no comando, “[alguém] forte o suficiente para unir o Reino contra o frio e a escuridão”, disse Viserys, citando a visão como sendo As Crônicas de Gelo e Fogo.
Esse nome, As Crônicas de Gelo e Fogo, é o mesmo da série de livros escrita por George R.R. Martin que inspirou Game of Thrones. O primeiro volume da coleção chama-se A Guerra dos Tronos, publicado em 1996. As histórias ali contadas, exibidas na primeira temporada de GoT, têm início cerca de 200 anos após os eventos do começo de A Casa do Dragão.

Pequena grande arma
Durante a conversa com a Rhaenyra, falando sobre a temida Longa Noite, Viserys colocou a mão em uma adaga que estava consigo. Ela seria a salvação contra a profecia do fim do mundo.
Essa adaga, formada por osso de dragão e com lâmina de aço valiriano, é exatamente a mesma que Arya, dois séculos depois, usou para matar o Rei da Noite, na última temporada de Game of Thrones.
A pequena arma tão poderosa motivou indiretamente a Guerra dos Cinco Reis (em GoT) e acabou com a chamada Grande Guerra, duelo de vida ou morte travado por todos os habitantes de Westeros e adjacências contra o (quase) imbatível Rei da Noite, líder dos White Walkers.
Será interessante acompanhar em A Casa do Dragão como a adaga foi protegida (ou não), seja por Viserys ou Rhaenyra. Fato é que ela deixará a Casa Targaryen, por algum motivo, e cairá em mãos erradas. Até parar na Casa Stark, após um assassino usá-la para tentar matar Bran (Isaac Hempstead-Wright), irmão de Arya.

João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br