DIVULGAÇÃO/HBO
Milly Alcock em destaque e o Trono de Ferro de A Casa do Dragão ao fundo
Spin-off de Game of Thrones (2011-2019), a série A Casa do Dragão usou espadas de The Witcher (Netflix) para construir o Trono de Ferro, símbolo maior do poder dentro da trama fantasiosa. O recurso imita a ficção pois, dentro da história, o trono no qual senta o monarca dos Sete Reinos, em Westeros, é formado por espadas usurpadas dos inimigos após batalhas.
De acordo com informações do site Entertainment Weekly, foram usadas cerca de 2.500 espadas para fazer o Trono de Ferro de A Casa do Dragão (House of the Dragon). Desta vez, os produtores prometem uma réplica mais fiel aos relatos dos livros de George R.R. Martin do que o apresentado em Game of Thrones, alvo de críticas do escritor “pai da criança” durante as primeiras temporadas da série mais premiada da história.
A maioria das espadas do trono não passou de objetos cinematográficos, mas outras eram reais. Por isso, bolas de tênis foram colocadas nas pontas das espadas para evitar acidentes. Em Game of Thrones, a tática para separar as pessoas do trono, quando não havia gravação, era colocar uma cerca ao redor.
O trono original, da série mãe, foi reciclado em A Casa do Dragão, servindo de base à nova estrutura. Como nos livros de Martin o trono tem quase 4 metros de altura, lógico que a réplica não foi 100% fiel à obra, até para permitir que haja uma interação dos atores.
Houve certas licenças criativas para a TV, como o derretimento de espadas nos degraus e um caminho livre rumo ao assento, percorrido especialmente pelo ator Paddy Considine, o rei Viserys I Targaryen
Uma das séries mais aguardadas do segundo semestre de 2022, A Casa do Dragão estreia no próximo dia 21, na HBO (também disponível na HBO Max).
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz. email: contato@diariodeseries.com.br