
Série japonesa hit da Netflix, Alice in Borderland retornou com episódios inéditos após intervalo de quase três anos. A terceira temporada, lançada na última quinta-feira (25), estreou atingindo o primeiro lugar no top 10 diário brasileiro da plataforma, provando ser uma das atrações mais queridas dos assinantes.
Este texto não tem spoilers decisivos da atual leva de episódios. Contudo, para contextualizar o assunto, é preciso dizer que a terceira temporada de Alice in Borderland concluiu a jornada de Usagi (Tao Tsuchiya) e Arisu (Kento Yamazaki) de forma satisfatória, encerrando um ciclo.
E que o término indica a introdução de uma nova personagem, uma garçonete americana chamada Alice, abrindo as portas para um possível spin-off ambientado nos Estados Unidos, movimento semelhante ao do k-drama Round 6.
Shinsuke Sato, diretor de todos os episódios da série japonesa, deixou claro que está disposto a seguir trabalhando nos bastidores da trama numa possível quarta temporada (ou spin-off liderado pela Alice americana). A dupla de atores Tao e Yamazaki também demonstrou vontade de retornar aos respectivos papéis caso haja essa chance.
Por muito tempo, acreditou-se que a segunda temporada marcaria o ponto final da adaptação em live-action. Isso porque sua conclusão coincidiu com o encerramento do mangá original, esgotando a principal fonte de inspiração. Para surpresa dos fãs, a Netflix apostou em uma terceira fase, construída a partir de uma trama inédita, o que reabriu discussões sobre os rumos do projeto.
Apesar de as pistas sobre uma continuidade serem claras, nem a Netflix nem os criadores confirmaram uma quarta temporada ou produção de uma série derivada.
Embora haja essa disposição de Tao e Yamazaki, o caminho mais natural de uma sequência seria investir em outros sobreviventes ou até em personagens inéditos, caso da nova Alice, que se veem presos nesse purgatório entre vida e morte. •

João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br