
Nova minissérie nacional, Máscaras de Oxigênio (Não) Cairão Automaticamente estreia neste domingo (31) narrando uma história real acerca da epidemia de Aids no Brasil, durante a década de 1980.
A trama acompanha um grupo de comissários de bordo que, ao ver amigos e colegas adoecerem sem acesso ao tratamento, inicia uma operação arriscada de trazer ilegalmente o medicamento AZT do exterior, mobilizando uma rede de solidariedade em meio à negligência do governo frente à crise.
Produção original da HBO, Máscaras de Oxigênio (Não) Cairão Automaticamente pode ser vista online no streaming HBO Max. Os episódios inéditos entram na plataforma às 23h de cada domingo, mesmo horário da estreia no canal pago; são cinco capítulos, no total.
Guia de episódios de Máscaras de Oxigênio (Não) Cairão Automaticamente
- 31 de agosto: episódio 1
- 7 de setembro: episódio 2
- 14 de setembro: episódio 3
- 21 de setembro: episódio 4
- 28 de setembro: episódio 5 (final)
Conheça a trama
A minissérie Máscaras de Oxigênio (Não) Cairão Automaticamente conta com o protagonismo de Johnny Massaro (Filhos da Pátria), Ícaro Silva (Coisa Mais Linda) e Bruna Linzmeyer (Notícias Populares).
É a jornada de um grupo de comissários de bordo no Rio de Janeiro, liderados por um chefe de cabine gay e com HIV, que cria um esquema de contrabando de AZT para salvar vidas de pessoas com a infecção.
Na época, o medicamento tinha venda proibida no país, mas era a única esperança para quem fosse diagnosticado, principalmente no estágio avançado da doença.
A proposta da minissérie é trazer uma reflexão urgente sobre empatia e a resistência comunitária diante de uma geração marcada pela dor, mas também pela coragem de enfrentar o preconceito e lutar por dignidade e vida. •

João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br