
Está em desenvolvimento na rede CBS, emissora líder de audiência nos Estados Unidos, uma sitcom sobre acontecimentos posteriores aos incêndios florestais que arrasaram a região metropolitana de Los Angeles, em janeiro de 2025. Sobreviventes da tragédia lideram uma campanha para a CBS dar sinal vermelho ao projeto assinado por Kenya Barris (Blackish) e estrelado por Mike Epps (Família Upshaw).
A ideia da série de comédia, sem título definido, é seguir os passos de dois irmãos que, após anos afastados, se reencontram em Altadena, cidade colada em Los Angeles (Califórnia), depois que incêndios florestais devastaram o lugar.
Pessoas que perderam casas e familiares nos incêndios criticam a produção de uma série de comédia sobre uma tragédia tão devastadora e recente. Muitos ainda lidam com o luto e tentam se recuperar de prejuízos materiais; tem quem ainda segue aguardando repasse financeiro de seguradoras, uma espera de sete meses (e contando…).
Esse movimento surgiu imediatamente após a publicação da notícia sobre a atração, divulgada em primeira mão pelo site Deadline, na terça-feira (19). No atual estágio, a sitcom está sendo desenvolvida e depende de aprovação da CBS para receber o sinal verde e gravar a primeira temporada. O clamor é para a emissora optar pela reprovação da comédia.
A trama da sitcom se inspira no impacto real do incêndio Eaton, que deixou pelo menos 19 mortos e destruiu mais de 9 mil construções em Altadena, comunidade diversa marcada pela forte presença cultural preta.
O ponto de partida é a herança da avó falecida: a casa que os dois irmãos pretendem vender para incorporadores privados. O plano, porém, se complica quando descobrem que a cuidadora da idosa ficou com parte da propriedade e se recusa a negociar.
Forçados a dividir o mesmo teto, eles terão de lidar com as diferenças, ao mesmo tempo em que revisitam questões ligadas à família, memória e pertencimento. •

João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br