
A Netflix renovou a série Dept. Q para a segunda temporada. O drama policial, ambientado na Escócia, recebeu encomenda para novos episódios após alcançar sucesso de público ao redor do mundo e ser alvo de elogios pelo bom desenvolvimento da trama, com o ator Matthew Goode de protagonista.
Ele retorna na pele do sarcástico Carl Morck, um detetive brilhante, mas muito arrogante, que lidera uma unidade de casos arquivados em Edimburgo. Também retornam Alexej Manvelov (o Akram), Leah Byrne (a Rose) e Jamie Sives (o Hardy).
Inspirada nos livros de Jussi Adler-Olsen, o drama acompanha a equipe do Departamento Q, instalada no porão de uma delegacia, responsável por reabrir investigações tidas como insolúveis.
Essa divisão é uma estratégia de relações públicas, criada para distrair o público dos fracassos de uma força policial decadente e com poucos recursos, que só quer se livrar de Carl, que embarcou nessa barca furada após um tiroteio que deixou um jovem policial morto e seu parceiro paralisado.
De forma quase acidental, o detetive começa a formar um grupo de desgarrados que querem provar seu valor. Por isso, quando a pista de uma pessoa importante desaparecida há vários anos começa a ressurgir, Carl faz o que sabe fazer de melhor: recusar-se a aceitar um não como resposta.
Com humor sombrio e ritmo envolvente, a narrativa mergulha não apenas nos mistérios dos crimes, mas também nas contradições de seus próprios investigadores.
A primeira temporada de Dept. Q ficou seis semanas entre as dez produções mais vistas na Netflix em todo o planeta. •

João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br