
Há um mês do Emmy, a série The Pitt desponta como favorita ao prêmio de melhor drama. Porém, Ruptura aparece colada no retrovisor com sua segunda temporada. É a corrida mais apertada na principal categoria do Oscar da TV desde 2017, quando, em um ano sem Game of Thrones no páreo (por causa de um hiato), The Handmaid’s Tale superou The Crown, House of Cards, Stranger Things, This Is Us e Westworld.
Os vencedores do Emmy de 2025 serão conhecidos na cerimônia marcada para 14 de setembro. Até lá, o cenário pode mudar. Mas as previsões do momento colocam o drama médico The Pitt na frente da ficção científica Ruptura. Seja qual for o resultado, não há dúvida de que a estatueta estará em boas mãos.
As outras indicadas são figurantes: The White Lotus, A Diplomata, Andor, Slow Horses, Paradise, The Last of Us.
The Pitt foi muito bem aceita pelo público e pela mídia especializada. A série da HBO Max recebeu elogios por retratar de forma visceral um único plantão em um pronto-socorro de um hospital deficitário e com escassez de recursos. Por essas e por outras, ganhou o rótulo de “drama médico mais autêntico dos últimos tempos.”
Já Ruptura tem o mérito de superar a maldição da segunda temporada. Como a primeira leva, lançada em 2022, foi excepcional, temia-se que a qualidade poderia cair na segunda; não foi isso o que aconteceu. A atração do Apple TV+ conseguiu subir de nível, trouxe respostas e ainda apresentou novos mistérios.
O resultado disso: Ruptura bateu recordes de audiência, tornando-se a série mais vista de toda a história do streaming da maçã, superando a popular comédia Ted Lasso.
No Emmy de 2025, Ruptura é a série com mais indicações: 27. The Pitt emplacou 13. Isso pode ser um indício de que o drama da Apple tem mais apreço dos votantes da academia do que a produção da HBO Max. Porém, nem sempre a série mais indicada leva o prêmio de melhor drama.
Basta resgatar o que aconteceu em 2017, no ano da última briga acirrada de melhor drama. A líder em indicações foi Westworld, com 22; The Handmaid’s Tale, a vitoriosa da categoria, teve 13. No final das contas, somando todas as vitórias, Westworld ficou com cinco estatuetas apenas, contra oito de Handmaid’s.
Em tempo: as categorias de melhor comédia e melhor minissérie do Emmy de 2025 estão praticamente definidas. Adolescência é a favorita absoluta entre as minisséries. Já O Estúdio deve levar a disputa de melhor comédia. •

João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br