DIVULGAÇÃO/PARAMOUNT+

Pôster da série A Agência
O Paramount+ lançou, nesta sexta-feira (14), o último episódio da primeira temporada de A Agência, série que está com a segunda leva confirmada. A renovação veio após o drama de espionagem bater recorde de audiência no streaming da montanha, tanto nos Estados Unidos quanto globalmente.
Suspense com tempero geopolítico, A Agência tem como base a série francesa Le Bureau des Légendes, do Canal+, exibida de 2015 a 2020 (cinco temporadas, 50 episódios). A versão americana conta com o protagonismo de Michael Fassbender, ator duas vezes indicado ao Oscar: 12 Anos de Escravidão (2014) e Steve Jobs (2016).
Fassbender interpreta Martian, um agente secreto da CIA (a agência de inteligência americana) que recebe a ordem de abandonar sua vida secreta e retornar à filial de Londres. Quando o amor que ele deixou para trás reaparece, o romance reacende. Então, a sua carreira, sua verdadeira identidade e sua missão estão contra o seu coração. Ambos são lançados em um jogo mortal de intriga e espionagem internacional.
A série faz parte de uma onda recente de dramas com espiões que tomaram conta da TV: Black Doves (Netflix), O Agente Noturno (Netflix), Recruta (Netflix), O Dia do Chacal (Disney+)… Todas se juntando a produções consagradas, como Slow Horses (Apple TV+) e Sr. & Sra. Smith (Prime Video), ambas indicadas ao Emmy de melhor drama, no ano passado.
Em entrevista ao site Deadline, Jane Featherstone, produtora-executiva de Black Doves, deu sua opinião sobre a razão de séries desse tipo surgirem aos montes: “Todos estão fazendo [séries de espionagem] porque o mundo passa por um momento no qual você precisa de espiões. Isso porque há barreiras e muitos segredos acerca de vários países e empresas”. •
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br