Lançada na última quinta-feira (5) pela Netflix, Black Doves engrossa a lista de séries sobre o mundo da espionagem que tomaram conta da TV em 2024. Títulos recentes como O Dia do Chacal (Disney+) e A Agência (Paramount+) se unem a outros tantos, com destaque para Slow Horses (Apple TV+) e Sr. & Sra. Smith (Prime Video), ambas produções indicadas ao Emmy de melhor drama neste ano.
Esse cenário é pura coincidência ou existe um plano calculado por trás? Jane Featherstone, produtora-executiva de Black Doves, tem uma opinião. “Todo mundo está fazendo [séries de espionagem] porque o mundo passa por um momento no qual você precisa de espiões”, comentou, em entrevista ao site Deadline. “Isso porque há barreiras e muitos segredos acerca de vários países e empresas.”
Ela compartilha que, de fato, a procura é grande por séries de espionagem, levando estúdios e produtoras a ouvirem cada vez mais pitchs (apresentações) de roteiristas sobre uma história realmente inovadora para conquistar o público. No caso de Black Doves, a empolgação foi tamanha que a segunda temporada foi encomendada antes mesmo da estreia.
A produtora sublinha que é totalmente possível ter esse montão de dramas sobre espiões. “Assim como você pode ter 20 e poucos dramas policiais, acredito que você pode ter histórias sobre espionagem muito distintas”, acrescenta. “Black Doves adota a linha da espionagem corporativa. Chacal é uma narrativa de perseguição, estilo gato e rato. Já A Agência apresenta uma história mais convencional.”
Para aumentar o contraste em comparação com as demais, Black Doves tem sua história ambientada perto do Natal e entrou na Netflix justamente no período natalino, criando uma identidade diferenciada.
Black Doves acompanha Helen Webb (Keira Knightley), uma mulher inteligente, dedicada, pé no chão e… espiã profissional. Há dez anos, ela compartilha os segredos do seu marido político para a misteriosa organização Black Doves.
Após o assassinato do seu amante Jason (Andrew Koji), sua chefe, a enigmática Reed (Sarah Lancashire), convoca um velho amigo de Helen, Sam Young (Ben Whishaw), para garantir a sua segurança.
Juntos, Helen e Sam embarcam em uma missão para investigar quem matou Jason e qual a motivação do crime, desvendando uma enorme conspiração conectada ao submundo de Londres que ameaça desencadear uma crise geopolítica. •
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br