Agora ambientada na Tailândia, a série The White Lotus retorna com uma terceira temporada cercada de grandes expectativas; estreia no domingo, às 23h, no canal HBO e no streaming Max. A pressão tem razão de ser, pois as levas anteriores foram um sucesso de público e no circuito de premiações hollywoodianas. Só no Emmy, as duas primeiras temporadas ganharam 15 estatuetas (foram 45 indicações).
No quesito crítica especializada, a terceira temporada de The White Lotus está no mesmo patamar das temporadas anteriores ou um pouco abaixo. Uma palavra-chave que circula nas avaliações dos novos episódios é fadiga, devido ao fato de a trama, invariavelmente, flertar com a repetição por ter a mesma estrutura. O principal diferencial é o elenco, esse diferente a cada leva.
Veja as notas das três temporadas de The White Lotus nos sites Metacritic e Rotten Tomatoes, que compilam reviews de veículos de língua inglesa:
METACRITIC 1ª temporada: nota 82 (de 100) 2ª temporada: nota 81 3ª temporada: nota 77
ROTTEN TOMATOES 1ª temporada: 90% 2ª temporada: 94% 3ª temporada: 92%
Crítica da 3ª temporada de The White Lotus
É possível chegar a um consenso sobre a avaliação da terceira temporada de The White Lotus. Um comentário comum dito pelos críticos é que os episódios estão mais sombrios. Como ponto positivo aparece o elenco, classificado como ácido e afiado.
Alan Sepinwall, da Rolling Stone, apontou que a série segue divertida justamente por causa do elenco escalado. Além disso, foram encontradas “maneiras criativas de retratar a rotina dos hóspedes obscenamente ricos do resort. Mas há uma fórmula clara neste ponto que tira a emoção da descoberta que a série teve quando estreou em 2021.”
Por sua vez, o site TV Guide fez a crítica mais severa, não deixando de citar os atores e atrizes que carregam a nova história: “O elenco exagerado se tornou uma muleta para evitar desenvolver qualquer coisa em termos de personagem ou enredo. É uma tática para distrair o público do fato de que estamos assistindo a variações da mesma história durante três temporadas.”
Com ressalvas, o jornalista Richard Lawson, da Vanity Fair, fez algumas ponderações em sua avaliação: “Não foi criado nenhum tipo de conflito entre o bem e o mal [na terceira temporada]. É explorado um exame sobre pessoas já perdidas. Sim, é uma leva mais sombria do que as anteriores, embora ainda afiada e intrigante quando importa.”
Algo a se considerar é que The White Lotus, pelo visto, tem uma terceira temporada problemática por só pegar no tranco da metade para o final. É aquela série que você prega paciência antes de recomendar para um amigo, para que ele não desista nos primeiros episódios. Daniel Fienberg, do site The Hollywood Reporter, falou sobre isso: “Posso tranquilizar os espectadores que acham o início da temporada lento que as coisas melhoram dramaticamente, especialmente no quinto ou sexto episódios.”
Natasha Rothwell na 3ª temporada de The White Lotus
O truque da trama nova temporada
Os novos episódios trazem de volta a personagem Belinda Lindsey, vivida por Natasha Rothwell, fazendo conexão com a raiz de The White Lotus; ela vive uma funcionária da rede de resorts vista na primeira temporada.
Apostando ainda mais na sátira social, The White Lotus retorna com uma história que se passa em um luxuoso resort na Tailândia, retratando as experiências e interações de hóspedes e colaboradores do estabelecimento durante uma semana.
Essa inserção de Belinda segue o mesmo padrão do que foi feito com Tanya (Jennifer Coolidge) na segunda temporada, tendo ela uma postura de personagem principal durante toda a narrativa. A própria Natasha, em entrevista ao site Entertainment Weekly, explicou o motivo de sua personagem voltar a dar as caras.
“Ela [Belinda] segue trabalhando como funcionária do White Lotus. Ela vai para a Tailândia para fazer um tipo de intercâmbio, com o objetivo de aprender mais sobre os programas de bem-estar oferecidos pelo White Lotus do país asiático”, revelou a atriz.
Natasha comentou o fato de, pela primeira vez, Belinda ser uma hóspede no The White Lotus, por mais que tenha de participar de algumas atividades remuneradas, pois a viagem que é quase uma volta ao redor do mundo é, essencialmente, de trabalho. •
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br
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