REFORMULAÇÃO

De elenco a showrunner: as mudanças radicais de Chicago Med na 10ª temporada

Drama hospitalar ganha nova cara, tanto na frente das câmeras quanto nos bastidores
IMAGENS: DIVULGAÇÃO/NBC
Darren Barnet na 10ª temporada de Chicago Med
Darren Barnet na 10ª temporada de Chicago Med

A série Chicago Med entra na simbólica décima temporada com mudanças radicais, tanto na frente das câmeras quanto nos bastidores. Programada para estrear no Brasil na segunda-feira (20), às 21h30 no canal Universal, a nova leva do drama médico apresenta elenco reformulado e showrunner recém-contratado, substituindo dupla que comandava a atração desde a estreia, em 2015.

Dez anos depois, somente três atores do elenco original continuam na trama. Chicago Med foi uma das séries que mais sofreu com a saída de atores nos últimos tempos, armando uma despedida atrás da outra. Como alento, dois reforços chegam para ocupar os espaços vazios.

Sobre o novo showrunner, os fãs da série podem ficar sossegados que a vaga foi dada a uma pessoa experiente, especificamente com vivência no desenvolvimento de outra série hospitalar. O roteirista e produtor Allen MacDonald assume Med carregando todo conhecimento adquirido quando trabalhava em Plantão Médico, considerada a atração áurea do gênero.

Novo showrunner de Chicago Med

Com passagens por atrações tarimbadas do nível de CSI e 13 Reasons Why, Allen MacDonald assumiu o posto de showrunner de Chicago Med na atual décima temporada. Ele passou a ocupar o lugar deixado pela dupla Diane Frolov e Andy Schneider, que tocavam a gestão criativa da série desde o lançamento, há dez anos.

Sua função em Plantão Médico foi totalmente braçal, afinal estava no começo de carreira. Porém, ser assistente dos roteiristas e produtores na série não foi pouca coisa. Ele pôde acompanhar nas entranhas o processo de criação de cada episódio. passo a passo desde a construção dos personagens a resolver problemas que surgiam ao longo das gravações.

Ele lia todos os roteiros de antemão, para flagrar qualquer problema. MacDonald também tinha de devorar todos os principais jornais americanos da época, diariamente, com a missão de identificar fatos que poderiam ser adaptados na série, além de propor como isso poderia ser feito. E também tinha a obrigação de entrevistar enfermeiras e médicos da vida real, coletando informações que contribuíam decisivamente à autenticidade de Plantão Médico.

 

S. Epatha Merkerson com Oliver Platt em Chicago Med 10
S. Epatha Merkerson com Oliver Platt em Chicago Med 10

Rotatividade no elenco

Em 2024, os produtores de Chicago Med ficaram em uma situação delicada. Os três atores que restavam do elenco principal, S. Epatha Merkerson, Oliver Platt e Marlyne Barrett, tinham seus respectivos contratos chegando ao fim. Ou seja, era preciso sentar com cada um deles para não perdê-los, estancando assim a fuga de atores e atrizes da atração.

Nas últimas três temporadas, nada menos do que quatro atores originais da série abandonaram o barco: Yaya DaCosta (a enfermeira April Sexton), Torrey DeVitto (a doutora Natalie Manning), Nick Gehlfuss (o doutor William “Will” Halstead) e Brian Tee (o doutor Ethan Choi). Outra baixa recente no elenco foi de Dominic Rains, que largou o drama médico após cinco temporadas.

Tudo deu certo com as negociações, e o trio de ferro de Chicago Med permanece. Merkerson interpreta Sharon Goodwin, administradora-chefe do hospital Gaffney Chicago Medical Center. Platt vive o doutor Daniel Charles, chefe do departamento de psiquiatria. Já Marlyne encarna Maggie Lockwood, enfermeira responsável pelo departamento de emergência.

Naturalmente, reforços precisaram ser chamados. Foram contratados dois atores relativamente conhecidos do público apaixonado por séries: Darren Barnet, famoso pelo papel do sedutor Paxton na comédia teen Eu Nunca… (Netflix); e Sarah Ramos, de Parenthood e O Urso.

Barret é John Frost, um pediatra residente funcionário de um hospital perto do Gaffney que fechou por falta de recursos financeiros. O personagem foi um ator galã durante a adolescência, estrela de uma série popular.

Já Sarah interpreta a doutora Caitlin Lenox, veterana do Exército e especializada em atendimentos de emergência que chega para colocar ordem no pronto-socorro do Gaffney Medical. 

Tema da 10ª temporada

Em entrevista ao site The Hollywood Reporter, o showrunner Allen MacDonald falou sobre como ele preparou o arco principal da décima temporada de Chicago Med. Ele foi detalhista ao revelar o tema da nova leva de episódios:

“O tema é solidão, combater a solidão. E isso soa um pouco deprimente. Mas é realmente algo muito esperançoso na forma como o interpretamos. Um dos focos está no doutor Charles (Oliver Platt), pois ele vai lutar [contra a solidão] nesta temporada. Então, é sobre como lidar com a solidão e deixar que pessoas se aproximem de você quando está para baixo, ferido. É um tema que sempre vai parecer único quando você o concentra em certos personagens. Nós preparamos algo especial ao abordar esse assunto, apostando na emoção e na esperança.”

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross