Aquele desejo de longa data dos fãs de Chicago P.D. finalmente se concretiza na 12ª temporada, que estreia no Brasil na segunda-feira (20), às 23h10, no canal Universal. A policial Kim Burgess, interpretada por Marina Squerciati, consegue ser promovida, após muitos estudos e testes, assumindo posto de detetive júnior na divisão de inteligência comandada pelo sargento Hank Voight (Jason Beghe).
Integrante do elenco original de Chicago P.D., presente desde o primeiro episódio, lançado em 2014, Marina Squerciati vê sua personagem subindo de nível na narrativa. Burgess faz parte do trio de ferro da divisão de inteligência, ao lado de Adam Ruzek (Patrick John Flueger), seu noivo, e Kevin Atwater (LaRoyce Hawkins).
Tanto Ruzek quanto Atwater aparecem no drama policial desde a temporada inicial como policiais que estão na linha de frente no combate ao crime. Durante muito tempo, foi esperado que ao menos um dos três fosse promovido. Burgess acabou sendo a escolhida pelo time de criação da série, tendo agora que ser responsável por um trabalho mais investigativo e minucioso.
Kim sempre demonstrou o interesse em crescer na carreira, como visto até mesmo nas primeiras temporadas, irritada quando qualquer tipo de promoção surgia e ela era preterida. No contexto da 12ª temporada [sem spoilers], uma cadeia de eventos irá se desenrolar até abrir essa oportunidade para Burgess, que se esforça ao máximo para não perdê-la.
Essa nova estrutura na polícia mexe positivamente com Chicago P.D., pois Burgess terá os olhos abertos uma vez que exibe o seu distintivo de detetive. Ela passa a prestar atenção em coisas que não necessariamente estavam em seu radar antes.
Como sempre foi protegida por Voight, a todo o custo, ela meio que ficava à margem das politicagens da polícia, sem notar a sujeira que rola nos bastidores. Sem muito tempo para raciocinar, Burgess terá de se adaptar rapidamente ao novo cargo e lidar com essas nuances na engrenagem do Departamento de Polícia de Chicago.
Ela dedicou 13 anos de sua vida à carreira policial. Na nova função, Kim receberá um aumento no salário, terá mais benefícios… Só que também crescem as responsabilidades e os desafios ao assumir a posição de investigadora.
Em tempo: somente cinco atores estão em Chicago P.D. desde o primeiro episódio. Quatro deles fazem parte do elenco fixo desde o começo: Jason Beghe, Patrick John Flueger, Marina Squerciati e LaRoyce Hawkins. A atriz Amy Morton deu os primeiros passos na trama como recorrente, vivendo a sargento Trudy Platt. Passou a entregar o elenco principal a partir da segunda temporada. •
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br