DIVULGAÇÃO/SHOWTIME
Courtney Eaton em cena de Yellowjackets
A terceira temporada de Yellowjackets ganhou data de estreia no Brasil: 14 de fevereiro de 2025, no Paramount+. Duas vezes indicada ao Emmy de melhor drama, a série de suspense psicológico foi uma das mais afetadas pela greve dupla, de atores e roteiristas, que paralisou Hollywood durante seis meses no ano passado.
Resultado: Yellowjackets completa três temporadas em cinco anos, período no qual, normalmente, uma atração televisiva desse porte entrega quatro ou cinco levas de episódios; a segunda temporada foi encerrada em maio de 2023.
A história da narrativa de sobrevivência é dividida em duas linhas do tempo. Em 1996, um time de futebol feminino escolar estava a caminho do torneio nacional dos Estados Unidos. Quando sobrevoavam uma floresta densa, o avião caiu.
Em 2021, quem escapou ilesa do acidente administra as respectivas vidas como podem, mas o passado está na cola. Afinal, algo aconteceu naquela floresta que as unem eternamente. Foram 19 meses no meio do nada antes do resgate chegar. Qual segredo elas guardam daquele período? Como escaparam com vida mesmo sem recursos e mantimentos?
A terceira temporada conta com adição especial de Joel McHale e Hilary Swank, aparecendo como atores convidados. Já Juliette Lewis, intérprete da versão adulta de Natalie ‘Nat’ Scatorccio, está fora.
O retorno de Yellowjackets ocorre sob uma sombra. O canal americano Showtime e a empresa Lionsgate Entertainment One respondem a um processo de plágio, acusação feita pela produtora dona do filme Eden: Lutar ou Morrer, de 2015. O caso, protocolado na corte federal da cidade de Nova York, é sobre violação de direitos autorais.
A acusação alega que existem “elementos notavelmente similares” entre ambas as produções, sendo “idênticas em muitos pontos”; Yellowjackets foi lançada, como ideia original, em 2021, criada pela dupla Ashley Lyle e Bart Nickerson. O documento destaca que série e filme seguem atletas de futebol que começam a exibir comportamento de seita e são forçados a recorrer ao canibalismo após um pouso forçado em um local remoto.
Yellowjackets também está disponível na Netflix (duas temporadas); a terceira chega ao Brasil em primeira mão pelo Paramount+. •
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br