LUTO

Ator de Raízes e Um Maluco no Pedaço, John Amos morre aos 84 anos

Ele gravou participação na nova série Suits: L.A.
REPRODUÇÃO/VLAD TV
John Amos durante entrevista recente
John Amos durante entrevista recente

O ator John Amos morreu de causas naturais em 21 de agosto, aos 84 anos, em Los Angeles (EUA). A notícia só foi divulgada pelo seu filho Kelly Christopher Amos nesta terça-feira (1º). Seu último trabalho foi em Suits: L.A., nova série ainda a ser lançada que é ambientada no universo do famoso drama jurídico; ele interpretou uma versão de si.

Amos completou mais de meio século de carreira como ator. Tudo começou em 1970, na icônica sitcom The Bill Cosby Show. Em seguida, ele emplacou o papel do homem do tempo na também lendária comédia The Mary Tyler Moore Show.

Entre 1975 e 1976, Amos se estabeleceu como o “pai da TV” de muitas crianças e jovens nos Estados Unidos, pelo seu papel em Good Times. Foi a solidificação de sua imagem como uma figura paternal sólida e respeitável, além de ressaltar questões sociais e raciais da época.

Em 1977, veio o trabalho que mudou por completo sua trajetória. Ele interpretou a versão adulta do escravo Kunta Kinte na histórica Raízes, premiada série que foi um marco da TV por tratar da escravidão e da diáspora africana de maneira crua e emocionalmente intensa. Amos concorreu ao Emmy por essa atuação simbólica e inesquecível, performance que lhe abriu portas na indústria de entretenimento americana.

O currículo de John Amos é gigantesco. Um personagem que se destaca para os brasileiros foi o de Fred Wilkes em Um Maluco no Pedaço, pai superprotetor de Lisa (Nia Long), que foi noiva de Will Smith (Will Smith); Fred acabou virando padrasto de Will após se casar com a mãe de Will.

Amos também brilhou no drama político The West Wing, na pele do almirante Percy Fitzwallace, aparecendo em 22 episódios da série, entre 1999 e 2004. Mais recentemente, o ator participou de atrações como Ballers, The Last O.G. e The Righteous Gemstones.

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross