O episódio de estreia da 21ª temporada de Grey’s Anatomy, lançado na última quinta-feira (26) nos Estados Unidos, foi dedicado a Stephanie Leifer. Embora esse nome seja estranho para os fãs do drama médico, ele carrega um peso enorme para quem trabalha com a série: Stephanie foi uma executiva importante da ABC, emissora que exibe Grey’s em território americano; ela morreu de câncer, aos 56 anos, em junho deste ano.
Ainda não há previsão de estreia da 21ª temporada de Grey’s Anatomy no Brasil
A relação de Stephanie Leifer com Grey’s Anatomy era bem próxima, principalmente devido ao elo que tinha com Meg Marinis, a nova showrunner do drama médico. Começando como assistente do departamento de filmes da emissora, em 1994, Stephanie cresceu dentro da empresa até chegar ao cargo de chefe dos estúdios da ABC, que produz Grey’s Anatomy; ela deixou a emissora da Disney em 2022, perto de completar um ciclo de três décadas na firma.
“Stephanie Leifer era uma pessoa incrível e uma defensora de Grey’s”, recordou Meg, em entrevista para o site Deadline. “Ela realmente acreditou em nós, dos primeiros anos até o fim, sempre apoiando nossa visão criativa.”
Meg também iniciou sua carreira de baixo e foi ganhando espaço no organograma da série. Ela deu os primeiros passos, em 2006, como assistente, passando também pelo departamento de pesquisa. Virou roteirista e produtora antes de assumir a função de showrunner.
“Comecei minha carreira como assistente, entregando roteiros de Grey’s para Stephanie na sala dela”, continuou. “Lembro que a porta estava sempre aberta. Ela encorajava bastante os roteiristas e sempre esteve presente nos eventos marcantes de Grey’s.”
Stephanie cuidou da programação das séries feitas pelos estúdios da ABC de 2010 até largar a corporação dona do Mickey Mouse. A executiva comandou o processo de desenvolvimento de vários hits da emissora além de Grey’s Anatomy, como Lost, Desperate Housewives e Castle, para citar alguns exemplos.
Após a morte da diretora, o grupo Disney publicou o seguinte comunicado:
“Stephanie foi uma integrante muito querida da família Disney Entertainment Television, durante quase três décadas. Nossos corações se partiram com a notícia devastadora de sua morte. Ela era uma executiva altamente admirada, cujo impacto criativo só era igualado pelos relacionamentos que ela cultivava tanto dentro da empresa quanto em toda a indústria. Nossas mais sinceras condolências vão para sua família, especialmente seu marido e nosso colega, Jonathan, e seus dois lindos filhos, Amelia e Noah”. •
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br