Craque na adaptação de livros para a TV, a premiada produtora A24 está desenvolvendo uma série baseada na obra O Mundo se Despedaça, publicada no Brasil pela editora Companhia das Letras. O projeto, ainda sem um streaming ou canal definido, terá como protagonista Idris Elba, seis vezes indicado ao Emmy por Luther (4x), The Big C e Sequestro no Ar (a indicação mais recente, neste ano).
Segundo o site Variety, Elba também será um dos produtores-executivos. A meta agora, além de achar uma vitrine de exibição, é escalar o(a) roteirista que fará a adaptação.
Em O Mundo se Despedaça, a história apresenta um guerreiro chamado Okonkwo (papel de Idris Elba), da etnia ibo, estabelecida no sudeste da Nigéria, às margens do rio Níger. O momento que a narrativa retrata é o da gradual desintegração da vida tribal devido à chegada do colonizador branco.
Os valores da Ibolândia são colocados em xeque pelos missionários britânicos que trazem consigo o cristianismo, uma nova forma de governo e a força da polícia.
O delicado equilíbrio de costumes do clã vinha sendo mantido por gerações, mas atravessa um momento de desestabilização, pois os missionários europeus e seus seguidores, africanos convertidos, começam a acorrer às aldeias de Umuófia pregando em favor de uma nova crença, organizada em torno de um único Deus.
A nova religião contraria a crença nas forças anímicas e na sabedoria dos antepassados, em que acreditam os ibos. Além disso, os homens brancos trazem novas instituições: a escola, a lei, a polícia…
Okonkwo, o mais bravo guerreiro do clã, é um dos principais opositores dos missionários, mas ele não contava com a adesão à nova crença de muitos de seus conterrâneos, vizinhos e companheiros de aldeia. Entre eles está ninguém menos que seu primogênito, Nwoye. Também aderem à religião do homem branco aqueles marginalizados pela sociedade tradicional, os párias ou osus, as mulheres e os jovens sem perspectiva.
Considerado um dos melhores atores de sua geração, o londrino Idris Elba completa neste ano três décadas de carreira. Com muitos filmes em seu currículo, incluindo interpretar Nelson Mandela no em Mandela – O Caminho Para a Liberdade (2013), Elba se destaca mesmo no mundo das séries.
Tudo começou no lendário drama policial e criminal The Wire (A Escuta), na pele do líder de gangue Stringer Bell, trabalho que o revelou ao grande público, no começo deste século. Em 2010, ele passou a encarnar o detetive John Luther, na também icônica Luther, série britânica de sucesso mundial, encerrada em 2019.
O ator voltou aos holofotes com Sequestro no Ar, drama lançado no ano passado pelo Apple TV+ no qual dá vida ao negociador Sam Nelson, especializado no mundo dos negócios. Ele precisa usar essa sua habilidade para tentar salvar a vida dos passageiros de um voo sequestrado em plenos ares. •
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br