Lançada em 1999, The Sopranos já estava estabelecida como uma série revolucionária quando, mais uma vez, entrou na disputa pelo Emmy de melhor drama, há 20 anos. Era sua quinta indicação na categoria, uma por cada temporada até então. Porém, faltava a vitória. Ela finalmente veio no Oscar de TV de 2004, marcando o início de uma nova era na TV.
A estatueta entregue a David Chase, criador de The Sopranos, foi o desejado carimbo para autenticar o drama mafioso como histórico. Pela primeira vez, uma série da TV paga americana (canal HBO) venceu a principal disputa do Emmy. A dominante TV aberta vivia os últimos dias de glória, quando o assunto era produção prestigiada de alto nível.
Sopranos derrotou o drama político The West Wing (rede NBC), que buscava o “pentacampeonato”. As outras séries indicadas na categoria de melhor drama no Emmy de 2004 foram CSI (CBS), Joan of Arcadia (CBS) e 24 Horas (Fox).
Em 2005, deu Lost (ABC). No ano seguinte, a vitória ficou com 24 Horas. Desde então, nenhuma outra série da TV aberta americana ganhou o principal prêmio do Oscar da TV, conquistas só alcançadas por produções da TV paga ou streaming de lá para cá.
A outra vitória de Sopranos na categoria de melhor drama foi em 2007. Liderada por um personagem anti-herói clássico, o mafioso Tony Soprano, maravilhosamente interpretado por James Gandolfini, a trama da série serviu como inspiração para tantas outras atrações de alto nível que vieram depois, também centradas em personagens dúbios, como Mad Men e Breaking Bad.
Leia no Diário de Séries: Por que The Sopranos é considerada a série mais revolucionária da TV?
O prêmio de melhor drama em 2004 foi importante porque, até então, a série havia obtido vitórias em várias outras categorias, de atuação a roteiro. David Chase sentia-se incomodado com isso, como se a Academia de Televisão americana, organizadora do Emmy, tivesse certo receio de validar uma produção da TV paga contra a então forte TV aberta.
No final das contas, Sopranos ganhou 21 Emmys de 111 indicações. Foi o recorde da HBO até a chegada de uma série chamada Game of Thrones (59 vitórias de 159 indicações).
The Sopranos está disponível completa (seis temporadas, 86 episódios), na Max. •
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br