HISTÓRIA DA TV

A série esquisita e cancelada que Jennifer Aniston fez antes de Friends

Há 30 anos, atriz atuou em uma sitcom chamada de Muddling Through
DIVULGAÇÃO/CBS
Jennifer Aniston na série Muddling Through
Jennifer Aniston na série Muddling Through

Há 30 anos, Jennifer Aniston era só mais uma atriz em Hollywood à procura de um trabalho fixo e rentável. Para tanto, ela gravou nada menos do que seis pilotos de séries torcendo para alguma coisa boa surgir; Friends estava na conta. Acontece que o primeiro projeto com ela aprovado para ir ao ar foi outra comédia, que ameaçou sua participação na sitcom famosa que a consagrou.

A atriz foi personagem central de Muddling Through, atração da rede CBS lançada em julho de 1994. Esse projeto ganhou uma encomenda inicial de seis episódios. Eles foram transmitidos em território americano como um teste: se a série registrasse audiência alta, mais capítulos seriam feitos visando a formação de uma temporada completa.

No mínimo, Muddling Through tinha uma premissa esquisita. É difícil crer como essa produção recebeu o sinal verde. A narrativa apresentou no centro a personagem Connie Drego (Stephanie Hodge), uma mulher que, após ser liberta da prisão, tentava reconstruir sua vida. Ela ficou três anos atrás das grades por ter atirado no bumbum do marido…

Connie voltou para casa querendo retomar o controle de seu pequeno negócio, um combo de motel (hotel de beira de estrada) e restaurante. Paralelo a isso, tinha como objetivo se reconectar com a família, especialmente com suas duas filhas.

Jennifer Aniston interpretou Madeline, uma das crias de Connie que enfrentou o desafio de lidar com o retorno da mãe e os conflitos que surgiram com as tentativas de recomeço.

Exibida aos sábados à noite, uma faixa inglória, Muddling Through flopou de forma esplêndida. Até ganhou mais episódios do que o encomendado no início, mas não passou do nono. O cancelamento veio a jato, e em 7 de setembro de 1994 o último episódio foi exibido; Friends estreou 15 dias depois.

Na época, era bastante comum atores gravarem vários pilotos, ao mesmo tempo, antes da fall season, principal temporada de lançamento de séries, de setembro a novembro. Jennifer fez testes para Friends quando Muddling Through ainda estava no ar, por exemplo.

Ela foi aprovada no papel da mimada Rachel Green. Mas se Muddling Through seguisse em frente firme e forte, devido a questões contratuais, ela não teria como escolher Friends. Por isso, como cautela, a rede NBC chegou a fazer ensaios fotográficos promocionais de Friends sem ela. 

A história conta que os executivos da emissora do pavão estavam convictos de que Muddling Through, por razões claras como história ruim e horário de exibição ingrato, seria cancelada poucos dias após entrar no ar. Para a sorte deles e de muitos outros, foi exatamente isso que ocorreu.

Em tempo: Muddling Through é uma expressão informal em inglês que significa alcançar o sucesso sem muito planejamento ou esforço, ou conseguir fazer algo apesar de não estar organizado ou preparado para isso.

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross