DIVULGAÇÃO/FX
Jeff Bridges na série The Old Man
A segunda temporada da ótima série The Old Man ganhou data de estreia no Brasil: 13 de setembro, no Disney+. É apenas um dia após o lançamento nos Estados Unidos, um grande avanço em comparação com o esquema da primeira temporada, que chegou por aqui com atraso de mais de três meses, há dois anos.
The Old Man é uma das melhores séries de ação e espionagem da atualidade. O protagonismo é de um Jeff Bridges septuagenário, mas com muito vigor na veia. O vencedor de Oscar interpreta Dan Chase, um ex-agente da CIA (agência central de inteligência americana) que passou os últimos trinta anos se escondendo. A vida fora do radar chega ao fim após ele matar um cara que invadiu sua casa.
Em fuga por causa de ações praticadas no passado, quando trabalhou no Afeganistão nos anos 1980, o setentão rebelde Chase conhece uma mulher (Amy Brenneman) e, na base da simpatia, a convence a escapar com ele. Na caça da dupla está Harold Harper (John Lithgow), diretor do FBI (polícia federal dos Estados Unidos) chamado para capturar Chase; os dois têm uma relação complicada.
A tal relação ardilosa entre Harper e Chase ganha ares de suspeita quando o diretor do FBI ajuda o ex-agente a fugir. Se há uma espécie de mágoa não sarada entre os dois, por que essa ligação? Teria Harper mais coisa a esconder do que Chase, que vive em fuga? Cenas de flashback dos anos 1980 esclarecem isso.
Por esse papel, Bridges foi indicado como melhor ator protagonista de drama nos prêmios Globo de Ouro, Critics Choice, Emmy e SAG (a premiação do sindicato dos atores hollywodianos). •
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br