Uma das melhores séries de 2024, Matéria Escura foi renovada para a segunda temporada. O Apple TV+ encomendou novos episódios do drama sci-fi, estrelado por Alice Braga, Joel Edgerton e Jennifer Connelly, que vão ser desenvolvidos do zero, pois a atração esgotou as histórias contadas no livro homônimo de Blake Crouch usado de base para a narrativa televisiva.
A boa notícia é que Crouch não é apenas o criador de Matéria Escura, sendo também o showrunner e roteirista-chefe da série. Ou seja, é o “pai da criança” que vai cuidar dessa segunda temporada que apresentará uma história completamente inédita.
“No processo de escrever e gravar a primeira temporada, descobrimos que há muito mais histórias para contar”, disse Crouch, em comunicado. “Nós apenas arranhamos a superfície desses personagens enquanto eles lutam pela sobrevivência e para encontrar o caminho de casa por meio de uma paisagem de realidades alucinantes. Vejo vocês na caixa!”
Matéria Escura propõe uma pergunta: existem realidades alternativas? A série introduz essa ideia logo no começo da jornada, usando como exemplo o experimento Gato de Schrödinger: a ilustração paradoxal da teoria quântica sugere que pode haver, sim, duas probabilidades distintas e simultâneas.
O professor universitário Jason Dessen (Edgerton) é quem embarca nessa jornada de vidas alternativas na trama. É uma visão mais real e humana do multiverso, termo que se tornou popular por causa da abundância recente de séries e filmes sobre super-heróis.
A minissérie, que é um hard sci-fi, explora temas como família, amizade e busca por uma suposta vida ideal. Acontece que, em muitos casos, é na imperfeição que está a magia do viver em harmonia, na plena paz de espírito.
Certa noite, voltando para casa pelas ruas de Chicago, Jason é sequestrado e transportado para uma versão alternativa da sua própria vida. O espanto rapidamente se transforma em pesadelo enquanto ele tenta retornar à sua realidade através da impressionante variedade de histórias que poderia ter vivido.
Nesse labirinto de diferentes realidades, ele embarca em uma jornada angustiante para recuperar sua verdadeira família e salvá-la do inimigo mais terrível e poderoso que se possa imaginar: ele mesmo. •
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br