DIVULGAÇÃO/HBO
Julia Louis-Dreyfus na série Veep (à esq.) e Kamala Harris, vice-presidente americana
A série Veep, comédia da HBO vencedora de 17 Emmys, simplesmente explodiu de audiência do dia para a noite por causa de Kamala Harris. Isso pelo fato de a narrativa da trama, estrelada por Julia Louis-Dreyfus, ser muito similar à trajetória da atual vice-presidente americana. Além de bombar no ibope, Veep tomou conta das redes sociais com memes relacionados a essa coincidência.
De acordo com o site Deadline, a primeira temporada de Veep registrou, na última segunda-feira (22), 2,2 milhões de minutos assistidos, nos Estados Unidos, na plataforma Max. É um aumento de 353% em comparação ao que a atração marcava antes.
O boom aconteceu no dia após o atual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, desistir de sua candidatura à reeleição. Dessa forma, o caminho está aberto para Kamala ser a cabeça de chapa do Partido Democrata na eleição para a Presidência americana, duelando contra Donald Trump (Partido Republicano). A candidatura de Kamala ainda não foi oficializada, precisa antes passar pelos obstáculos da burocracia política.
Na história de Veep, Julia Louis-Dreyfus interpreta Selina Meyer, que como Kamala se destacou na posição de senadora. Ela forma parceria com o político Stewart Hughes, que não aparece em cena, na posição de vice-presidente; a chapa deles é eleita. Logo depois, Hughes renuncia ao cargo de chefe da Casa Branca, devido a uma doença mental que sua mulher enfrenta, e Selina se torna a presidente dos Estados Unidos.
A série é uma sátira mordaz sobre a política americana, destacando a incompetência, a vaidade e a constante luta pelo poder que caracterizam o cenário político. Selina e sua equipe de assessores são retratados como ambiciosos e frequentemente ineptos, cometendo gafes e erros que levam a situações embaraçosas e hilárias.
Veep desfrutou de enorme sucesso durante sua exibição na HBO; sete temporadas, de 2012 a 2019. Foram 68 indicações ao Emmy e 17 vitórias. Entre as principais conquistas estão:
- Três estatuetas de melhor comédia: 2015 (quarta temporada), 2016 (quinta) e 2017 (sexta).
- Seis estatuetas seguidas para Julia Louis-Dreyfus na categoria de melhor atriz de comédia: de 2012 a 2017 (é o recorde de mais vitórias de um ator/atriz pelo mesmo papel).
- Três estatuetas de melhor escalação de elenco: 2015, 2016 e 2017.
- Melhor roteiro: 2015.
Em tempo: a atriz Julia Louis-Dreyfus já manifestou apoio à candidatura de Kamala Harris para ser presidente dos Estados Unidos; a eleição ocorre em 5 de novembro.
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br