A atriz Amandla Stenberg, protagonista de The Acolyte, nova série do Disney+ inserida no universo Star Wars, diz que é alvo de um “racismo intolerável”. Fãs da lendária franquia de ficção científica invadem as redes sociais da jovem de 25 anos proferindo os ataques mais vis possíveis, mascarados de críticas a uma hipotética baixa qualidade de The Acolyte. Amandla fez uma música e um videoclipe como resposta.
Um fator que incentivou a atriz a fazer essa canção foi um trecho de entrevista concedida por ela, em 2018, no talk show do Trevor Noah, retirado de contexto. Falando sobre o filme que estava promovendo, O Ódio que Você Semeia, ela comentou que “fazer pessoas brancas chorarem é, na verdade, o objetivo” da história, sobre um jovem preto assassinado por um policial.
Esse trecho com a frase “fazer pessoas brancas chorarem é, na verdade, o objetivo” passou a circular na internet entre conservadores. No Twitter, um vídeo publicado neste mês, com menos de 20 segundos, passou das 18 milhões de visualizações. E pessoas por fora do assunto passaram a acreditar que ela estava falando mesmo de The Acolyte.
Ela cita isso na música: “Se eles pudessem aprender uma coisa, o que seria? / Eu digo empatia / Ah, é por isso que eles estão bravos comigo?”
“Eles unem linhas, fazem o ódio que eles reconhecem / Fazem parecer a mesma propaganda que eles vomitam / Porque eles confundem nossa dor com violência / E tentam usar como arma tudo o que fazemos / O desespero dos opressores está aumentando / E agora eles se apegam a qualquer coisa que eles podem usar / Se você confiar na desinformação / Isso me diz que você tem medo da verdade.”
Amandla também comentou sobre como a mídia à direita distorceu o significado da palavra woke, tornando-o algo negativo: “Eles mudaram o woke / Tornando-o bastardo e se apropriaram dele / Pelo que me lembro, woke foi algo que criamos / Falar a verdade contra o poder / Ficar de olho em vocês, racistas idiotas / Agora eles usam isso para descrever qualquer coisa que os ameacem.”
Como esperado, o videoclipe da música (veja abaixo), postado no Instagram de Amandla, foi inundado de comentários preconceituosos.
Trama de The Acolyte
Com orçamento gigantesco, na casa dos US$ 180 milhões, The Acolyte aborda uma investigação sobre uma chocante onda de crimes, e coloca um respeitado Mestre Jedi (Lee) ao lado de uma perigosa guerreira de seu passado (interpretada por Amandla Stenberg). À medida que mais pistas surgem, eles viajam por um caminho sombrio onde forças sinistras revelam que nem tudo é o que parece.
A série se passa durante os dias finais da Era da Alta República. No universo de Star Wars, acolyte pode se referir a indivíduos com habilidades da Força que aprendem com um Lorde Sith mais experiente.
Episódios inéditos de The Acolyte estreiam no Disney+ toda terça, até o final em 16 de julho (oito capítulos, no total).
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br