ANÁLISE

Prévia do Emmy: as melhores séries da temporada 2023-2024

Veja quais atrações disputam os prêmios de drama, comédia e minissérie
DIVULGAÇÃO/FX/NETFLIX/HULU
Imagens de Xógum (à esq.), Ripley e O Urso
Imagens de Xógum (à esq.), Ripley e O Urso

Chega ao fim o período de inscrição para o Emmy de 2024. A edição deste ano considera atrações exibidas de 1º de junho de 2023 a 31 de maio de 2024. Ou seja, produções lançadas de sábado em diante vão estar elegíveis apenas para a edição do ano que vem. O momento agora é de separar quais séries têm as maiores chances de, ao menos, beliscar uma indicação.

O Diário de Séries apresenta uma análise sobre as três principais categorias do Oscar da TV: melhor drama, comédia e minissérie. Confira as produções que, neste instante, estão na frente para concorrerem aos prêmios, e veja aquelas que podem surpreender.

Reese Witherspoon em cena de The Morning Show
Reese Witherspoon em cena de The Morning Show

Melhor drama

Prévia dos indicados

  1. Xógum: A Gloriosa Saga do Japão (Star+) – favorito
  2. The Morning Show (Apple TV+)
  3. The Crown (Netflix)
  4. A Idade Dourada (HBO)
  5. Fallout (Prime Video)
  6. The Curse (Paramount+)
  7. Tokyo Vice (Max)
  8. O Problema dos 3 Corpos (Netflix)

Correm por fora
Loki (Disney+)
Sr. & Sra. Smith (Prime Video)
Slow Horses (Apple TV+)
Lakers: Hora de Vencer (HBO)

Existem duas certezas aqui: Xógum é a favoritaça para ganhar a estatueta de melhor drama e essa é uma das disputas mais fracas dos últimos tempos. São tantas séries de grosso calibre fora do Emmy deste ano que daria para fazer uma batalha paralela: Stranger Things, Euphoria, The Last of Us, A Casa do Dragão, Round 6, The White Lotus, The Handmaid’s Tale…

Assim, abriu-se a oportunidade para dramas que em outras circunstâncias não teriam chances de conseguir uma indicação ao Emmy na principal categoria da cerimônia. Como a vencedora está certa, pois Xógum não tem rival do mesmo nível, resta para a concorrência comemorar a indicação como se fosse vitória, pois será o máximo que vão alcançar.

Selena Gomez na 3ª temporada de Only Murders in the Building
Selena Gomez em Only Murders in the Building

Melhor comédia

Prévia das indicadas

  1. O Urso (Star+) – favorita
  2. Abbott Elementary (Star+)
  3. Hacks (Max)
  4. Only Murders in the Building (Star+)
  5. Segura a Onda (HBO)
  6. Magnatas do Crime (Netflix)
  7. Gen V (Prime Video)
  8. Palm Royale (Apple TV+)

Correm por fora
What We Do in the Shadows (Star+)
Reservation Dogs (Star+)
Fortuna (Apple TV+)
Sou de Virgem (Prime Video)
The Righteous Gemstones (HBO)

O favoritismo é amplo de O Urso, talvez o melhor drama da temporada 2023-2024. Sim, volta a discussão sobre como classificar O Urso, pois definitivamente não é uma comédia em sua essência. Mas acaba parando por aqui porque não existe uma categoria de comédia dramática, na qual a série gourmet adequadamente se encaixaria.

Nesse hipotético embate, teriam espaço atrações tipo Gen V e Magnatas do Crime. Dito isso, quais atrações listadas provocam risos e são comédias sem sombras de dúvidas? Esse debate voltou à tona nos últimos anos e deveria gerar mudanças na fórmula de disputa, pois séries de comédia acabam sendo desfavorecidas ao enfrentar produções mais elaboradas, enraizadas no drama e apenas suavemente temporadas com humor.

Kali Reis (à esq.) com Jodie Foster em True Detective: Terra Noturna
Kali Reis (à esq.) com Jodie Foster em True Detective: Terra Noturna

Melhor minissérie

Prévia das indicadas

  1. Ripley (Netflix) – favorita
  2. Bebê Rena (Netflix)
  3. True Detective: Terra Noturna (HBO)
  4. Fargo (Prime Video)
  5. Companheiros de Viagem (Paramount+)

Correm por fora
Uma Questão de Química (Apple TV+)
Mestres do Ar (Apple TV+)
Feud: Capote vs. The Swans (Star+)
O Simpatizante (HBO)

Xógum estaria nesta categoria, mudou na última hora. Sem ela, a corrida está completamente aberta e promete fortes emoções. A questão é que os votantes do Emmy estão em uma encruzilhada sensível: vão considerar a qualidade ou a popularidade de uma minissérie na hora de escolher a vencedora?

Porque é inquestionável: a melhor minissérie, no quesito qualidade, é Ripley. Porém, Bebê Rena tem uma força poderosa capaz de fazer com que a popularidade leve a melhor nesse duelo. Como o Emmy já passou por esses dois caminhos em edições passadas, fica difícil prever o que irá acontecer. 

É preciso considerar um ponto nesse cenário. O Emmy surgiu para celebrar as melhores produções da TV, não as mais comentadas pelo público. A vitória de Ripley seria o Emmy dando um recado que ainda valoriza um trabalho de belas-artes em meio a tanta aclamação de projetos populares.

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross