Lançada na última quinta-feira (23) pela Netflix, e com a segunda temporada confirmada, a comédia O Rei dos Pneus é a pior série de 2024 para os críticos (até agora). Cheia de piadas de duplo sentido, a atração aposta no politicamente incorreto ao retratar a rotina de trabalhadores de uma oficina mecânica.
No site Metacritc, que compila reviews de veículos de língua inglesa, O Rei dos Pneus ganhou a nota 44 (de 100), a mais baixa entre todas as séries avaliadas neste ano, atrás de The Spiderwick Chronicles (48), Sexy Beast (48) e Um Homem por Inteiro (50).
Uma das críticas mais duras veio do site The Daily Beast. Na visão do jornalista Jesse Hassenger, a trama “antiwoke é irritantemente ruim”. Segundo ele, a sitcom bebe de fontes do passado desse gênero, quando havia espaço para um humor depreciativo, sem o mínimo de respeito ou consciência. “São apenas personagens praticando bullying um com o outro”, cravou.
Já Robert Lloyd, crítico especialista em programas de TV do jornal Los Angeles Times, descreveu O Rei dos Pneus como uma série cujo “humor está muito próximo do juvenil”. O jornalista destacou que o gênero comédia, no sentido mais amplo, gera muitos debates sobre o que de fato é engraçado nos dias de hoje, sobre o que é uma boa piada.
“Muitos dizem que as pessoas simplesmente não entendem uma piada, ou que estão sendo muito sensíveis; talvez não sejam sensíveis o suficiente. Não fiquei indignado com a série. O humor visto ali, assim como os personagens, é muito juvenil para levá-la a sério. Ainda assim, não ri nenhuma vez.”
O site The Hollywood Reporter afirmou que a série, pelo ponto de vista da jornalista Angie Han, é “regular dentro dos seus próprios termos bastante limitados”. Para ela, a nova comédia da Netflix não tem o anseio de “impressionar ninguém pela originalidade, perspectiva afiada ou sagacidade.”
Por sua vez, o experiente crítico Brian Lowry, da CNN, inseriu o protagonista Shane Gillis em sua análise. Um dos comediantes de stand-up mais em alta nos Estados Unidos, contratado pela Netflix para realizar especiais, Gillis também é o criador de O Rei dos Pneus. Disse Lowry:
“Ao acompanhar os episódios de O Rei dos Pneus, o telespectador casual pode perguntar sobre o porquê de Gillis ser tão bem quisto assim, para início de conversa.”
A trama de O Rei dos Pneus
O Rei dos Pneus chegou com uma primeira temporada curta, de seis episódios. A narrativa segue os passos de um cara ansioso e sem noção, chamado de Will (Steve Gerben), que rala para salvar a rede de oficinas mecânicas que herdou do pai. Mas seu pior funcionário, o primo (Gillis), só sabe dar trabalho, com um comentário politicamente incorreto após o outro.
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br