Apenas duas séries brasileiras estão entre as 500 maiores audiências da Netflix, entre janeiro e junho deste ano. A gigante do streaming divulgou um relatório inédito sobre o ibope de mais de 18 mil títulos de seu catálogo. O levantamento, batizado de What We Watched (O Que Assistimos), revela o alcance de absolutamente qualquer programa disponível na plataforma do tudum durante o primeiro semestre de 2023. A empresa promete soltar um relatório desse tipo a cada seis meses.
Como a Netflix pontua, essa é a divulgação de audiência mais transparente de um streaming no mercado, excluindo o YouTube. Assim, surge a oportunidade de ver o desempenho de séries brasileiras no geral, considerando todos os assinantes do streaming ao redor do planeta.
A primeira série brasileira a aparecer nessa lista é Olhar Indiscreto, lançada em 1º de janeiro. O suspense erótico surge na posição 125, com 86 milhões de horas assistidas no mundo inteiro. E na 296ª colocação está Todo Dia a Mesma Noite, que estreou em 25 de janeiro, com 50,8 milhões de horas assistidas.
Outras produções nacionais não chegaram ao top 500. Confira:
(641ª posição) – Cidade Invisível, 2ª temporada: 29,8 milhões de horas assistidas;
(650ª) – Cidade Invisível, 1ª temporada: 29,5 milhões de horas;
(860ª) – Sem Filtro, 1ª temporada: 24,2 milhões de horas
(1753ª) – A Sogra que Te Pariu, 2ª temporada: 11,9 milhões de horas;
(1791ª) – Irmandade, 1ª temporada: 11,6 milhões de horas;
(2201ª) – A Sogra que Te Pariu, 1ª temporada: 9,2 milhões de horas.
Para se ter uma ideia de um desempenho bom. A centésima colocada da lista foi a sitcom That ’90s Show (parte 1) com 95,1 milhões de horas assistidas. A 50ª, Recruta, registrou 146,9 milhões de horas. A 10ª, Fubar (liderada por Arnold Schwarzenegger), anotou 266 milhões de horas. E a líder, O Agente Noturno, carimbou 812,1 milhões de horas.
Em tempo: o programa brasileiro mais visto na Netflix entre janeiro e junho de 2023 foi a novela infantil Chiquititas (2013), que beliscou a impressionante e honrosa 38ª posição com 162 milhões de horas assistidas.
*Obviedades devem ser consideradas: quanto mais “velha” a série, mais visualizações teve (tipo Olhar Indiscreto, lançada no primeiro dia do ano, com seis meses completos de dados); e quanto mais episódios tem, mais visualizações (caso dos 545 episódios de Chiquititas). Esses não são fatores absolutos e decisivos, porém, na análise desse relatório, pois O Agente Noturno atingiu seu ibope com dez episódios.
Siga o Diário de Séries no WhatsApp
Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br