Cumprindo um desejo de Matthew Perry, ator de Friends que morreu no último sábado (28) aos 54 anos, foi criada a Matthew Perry Foundation, entidade voltada para ajudar pessoas que lutam contra todo tipo de vício. Desde esta sexta-feira (3), o site da fundação está ativo e aceitando doações, tudo apoiado e mantido pela National Philanthropic Trust, instituição americana de caridade, pública e independente.
“Em respeito ao compromisso de Matthew Perry em ajudar outras pessoas que lutam contra dependências, embarcamos numa jornada para honrar o seu legado, estabelecendo a Matthew Perry Foundation. Essa organização é guiada pelas suas próprias palavras e experiências, e impulsionada pela sua paixão de fazer diferença em tantas vidas quanto possível”, diz o comunicado inaugural da fundação.
Na página principal do site da fundação, matthewperryfoundation.org, está destacada uma declaração que Matthew Perry deu, em entrevista a um podcast no ano passado, na qual fala sobre como queria ser lembrado após a morte:
“Quando eu morrer, não quero que Friends seja a primeira coisa mencionada. Quero que o fato de eu ajudar os outros seja a primeira coisa lembrada. E vou viver o resto da minha vida provando isso. O vício é algo poderoso demais para ser derrotado sozinho. Mas juntos, um dia de cada vez, podemos vencê-lo.”
Durante a vida, Matthew Perry nunca escondeu sua luta contra vícios, dominado por todo tipo de química. Em seu livro autobiográfico, Amigos, Amores e Aquela Coisa Terrível (editora BestSeller), ele relata as dificuldades que passou aos olhos do público, com os episódios da sitcom Friends servindo de exemplo dessa batalha que travou.
“Você pode usar meu peso como termômetro para traçar a trajetória dos meus vícios [em Friends]”, escreveu. “Quando eu estava gordo, era o álcool. Quando eu estava magro, eram as pílulas [medicamentos]. Quando eu usava um cavanhaque, eram muitas pílulas.”
Durante a terceira temporada de Friends, o intérprete de Chandler Bing chegou a tomar 55 comprimidos de Vicodin [da classe dos opioides] por dia. O menor peso dele ao longo da comédia bateu em 58 kg e o máximo, 102 kg.
Como consequência desses vícios, Matthew Perry percebeu que, aos 49 anos, passou mais da metade da vida em clínicas de reabilitação. Ele calculou que gastou mais de US$ 9 milhões tentando ficar sóbrio.
Viciado em recuperação, Perry foi encontrado inconsciente em uma banheira de hidromassagem em sua casa, em Los Angeles, por socorristas que não conseguiram reanimá-lo. Uma autópsia foi realizada, mas a causa da morte segue inconclusiva, no aguardo de resultados dos relatórios toxicológicos.
Siga o Diário de Séries no WhatsApp
Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br