O Apple TV+ cancelou Depois da Festa após duas temporadas. De forma acertada, o estúdio de televisão da Sony, que produz a comédia, vai vendê-la no mercado dos streamings. Essa decisão faz sentido porque a trama tem bastante potencial, como demonstrado na primeira leva. O problema foi a execução ruim da segunda temporada, bem aquém do esperado.
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A premissa da série é a investigação de mortes após uma festa. O primeiro lote de episódios abordou uma reunião de ex-alunos do “terceirão”, 15 anos depois da formatura. Já o segundo teve como tema um casamento.
Uma das coisas mais legais de Depois da Festa é oferecer ao público a oportunidade de brincar de detetive, como naquele jogo de tabuleiro. A morte que ocorre na festa faz com que as pessoas ali presentes sejam rotuladas de suspeitas. Cada nome na lista conta sua versão dos fatos, e o telespectador pode fazer anotações, cruzar pistas e apontar quem cometeu o crime.
Outro diferencial que deixa Depois da Festa bem original é que esses depoimentos dos suspeitos são encenados copiando gêneros do cinema e da TV. Então tem episódio com história romântica de época, novelão, comédia de ação, drama noir, animação, e por aí vai.
Essa fórmula funcionou primorosamente na primeira temporada por um motivo simples: a trama foi muito boa, carregada por personagens cativantes. Foi exatamente o oposto da segunda leva. A fraqueza da história fez diminuir drasticamente o engajamento da série. Assim, o interesse por ela despencou, nada se parecendo com a primeira temporada, uma das melhores séries de 2022.
Outra coisa que contribuiu negativamente foi o período de lançamentos dos episódios, criando um conflito com a terceira temporada de Only Murders in the Building, comédia com estrutura similar à de Depois da Festa. Muita gente reclamou disso, aliás.
Então, a Sony Pictures Television tem um bom produto em mãos. Caso seja ressuscitada por alguma das tantas plataformas existentes por aí, a comédia tem base para se recuperar do baque negativo da segunda temporada. Para tanto, precisa fazer a combinação de boa história, bons personagens, elenco adequado e esquema de exibição favorável. A primeira leva é um ótimo parâmetro a ser copiado.
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João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br